Banca de DEFESA: VITOR ELISIARIO DO CARMO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VITOR ELISIARIO DO CARMO
DATA : 06/08/2021
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/jpy-uwuz-sge
TÍTULO:

FastCELF++: Uma heurística de baixo custo computacional para maximização da influência em redes


PALAVRAS-CHAVES:

Maximização de influência, redes sociais, teoria de grafos, otimização


PÁGINAS: 100
RESUMO:

As redes sociais refletem os relacionamentos e interações entre indivíduos e têm desempenhado um papel muito importante na difusão de informação, em que a comunicação de ideias e compartilhamento de opiniões acontecem a todo momento. São diversos os exemplos de como as redes sociais podem afetar o comportamento dos indivíduos, tais como o marketing viral, a difusão de memes e a propagação de fake news. Essa dinâmica de difusão de informação tem motivado o estudo de diversas abordagens para identificar os principais influentes em uma rede. 
O problema de Maximização de Influência consiste em encontrar um subconjunto S, chamado de conjunto de sementes, de no máximo k elementos, de modo que a propagação máxima (esperada) seja alcançada por meio de um modelo de difusão, tendo S como os influenciadores iniciais em uma rede. Já foi demonstrado que o o problema de maximização de influência é um problema de otimização NP-difícil, portanto, devido à sua complexidade, é inviável encontrar o subconjunto S que garanta a difusão mais abrangente. 
A abordagem mais comum para este problema é a utilização de algoritmos aproximados, destacando-se o Cost-Effective Lazy Forward (CELF), cerca de 700 vezes mais rápido do que a estratégia gulosa proposta por Kemp et al., e o CELF++, que apresenta um ganho em tempo de execução entre 35 a 55% sobre o CELF.
Este trabalho apresenta uma modificação dos dois algoritmos estado-da-arte supracitados, CELF e CELF++, substituindo as simulações de Monte Carlo por estimativas de difusão (metamodelos), para a seleção de conjunto de sementes. Buscou-se sintetizar e, com um foco especial, mostrar que: (1) os metamodelos podem ser usados para estimar qualitativamente a difusão de conjuntos de sementes; (2) o uso de métodos já conhecidos na literatura em conjunto com metamodelos é capaz de identificar, ordens de grandeza mais rápido, indivíduos mais influentes e, em alguns casos, até superar o resultado desses métodos em propagação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1777390 - CAROLINA RIBEIRO XAVIER
Interno - 1803365 - VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
Interna - 1857559 - FERNANDA SUMIKA HOJO DE SOUZA
Externo à Instituição - IAGO AUGUSTO DE CARVALHO - UNIFAL-MG
Notícia cadastrada em: 03/08/2021 21:41
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04