Protocolo Integrado para Otimização do Sistema de Gerenciamento da Corrosão em Dutos Subterrâneos
Gestão da Integridade Estrutural, Gestão de Riscos, Método dos Conjuntos de Corte Mínimo, Simulação de Monte Carlo, Confiabilidade
Redes de dutos são infraestruturas fundamentais para o transporte e distribuição de importantes fontes primárias de energia. Tais utilidades industriais estão expostas a elevado potencial de risco, com consequências para as próprias operações e as populações no seu entorno, tanto nos aspectos econômicos quanto nos sociais e ambientais. Diversas metodologias de avaliação destes riscos vêm sendo propostas ao longo dos anos, a maior parte delas apoiadas em análises qualitativas de dados e focadas na dimensão de consequência das variáveis de risco. No presente trabalho é proposto um modelo quantitativo para avaliação da probabilidade de falhas em redes de dutos a partir da observação dos mecanismos de danos, utilizando-se a metodologia de Análise da Árvore de Falhas para determinar a probabilidade de falha global do sistema. Para compreensão da sua utilização e validação do modelo realizou-se uma análise de cenários e, por meio de simulação computacional, o mesmo foi testado na avaliação do comportamento do sistema a longo prazo. Medidas de importância foram utilizadas para determinar os mecanismos de dano e os eventos básicos mais críticos para as redes de dutos através da abordagem da teoria dos conjuntos de corte mínimo. As normas API RP 580 e API RP 581 foram utilizadas para verificar se as saídas do modelo foram verificadas também em relação à dimensão de consequência para os riscos identificados na análise. Na comparação com os resultados de outros trabalhos da literatura e com as bases de dados internacionais de falhas em sistemas de dutos o modelo mostrou-se capaz de gerar respostas convergentes com aqueles efetivamente verificados durante a operação das redes de dutos.