Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA APARECIDA PACHECO LEÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA APARECIDA PACHECO LEÃO
DATA : 30/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: On-line
TÍTULO:

 (RE)EXISTÊNCIA EM VERSOS: SLAM DAS MINAS, UM ESPAÇO DE AÇÃO, REPRESENTAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS CORPOS DE MULHERES PRETAS E PERIFERIZADAS BRASILEIRAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Slam das Minas; Análise Crítica de Discurso; Decolonialidade.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

O Slam das Minas é um movimento artístico-cultural e político que representa uma tentativa de criação de um espaço social de luta e resistência, em que os corpos e as vozes de mulheres - antes silenciadas, obliteradas e oprimidas - cultivam vivências, potências e acolhimentos. Esta pesquisa se propõe a evidenciar o movimento Slam das Minas como um movimento transgressor que questiona as epistemologias dominantes e contribui para
a expansão de olhares descentralizados por meio de saberes e fazeres plurais, se constituindo, assim, como um movimento político necessário para refletir e procurar contribuir para uma sociedade mais justa e equânime. A partir de uma perspectiva decolonial e interseccional dos Estudos Críticos de Discurso, iremos analisar as redes de relações dadas entre as práticas sociais e as práticas discursivas que atravessam o movimento do Slam das Minas. Não obstante, objetiva-se investigar as redes de práticas em que as temáticas tratadas pelo Slam das Minas estão organizadas, de modo a identificar as materializações sobre o feminismo negro nas poesias projetadas; explanar, de modo dialético-crítico, sobre as relações das semioses projetadas pelo Slam das Minas
com os outros elementos na prática em que está inserida, bem como as projeções de sentidos – dentro da ordem do discurso - referentes aos modos representacional, identificacional e acional; e problematizar o Slam das Minas como movimento social, artístico-cultural e político de resistência que visa o combate e denuncia a opressão sistêmica vivida por mulheres pretas, marginalizadas e periferizadas brasileiras. Para tanto, será realizada uma discussão inicial acerca dos conceitos sobre interseccionalidade (COLINS; BILGE, 2020; CRENSHAW, 1991; SAFFIOTI, 2019; CARNEIRO, 2019), decolonialidade (CURIEL, 2020; LUGONES, 2020; QUIJANO, 1992, 2005; RESENDE, 2019; SANTOS, 1992) e feminismo negro (BUTLER, 2003, 2018, 2019; COLLINS, 2019; GONZALES, 2020; HOOKS, 2019; LERNER, 2019; RIBEIRO, 2017, 2018), visto a pertinência destas temáticas para a análise que a pesquisa propõe em realizar. Em um segundo momento, serão abordados os estudos relacionados à Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2016; BARROS, 2015; RESENDE, 2009; RESENDE; RAMALHO, 2009), seguindo uma premissa decolonial, feminista e interseccional. Por fim, seguindo os passos do enquadre da análise de conjuntura proposto por Chouliaraki e Fairclough (1999), será feita a investigação de sete poesias inscritas no Slam das Minas, como eixo orientador, temos uma complexidade interseccional que perpassa e compõe a mulher, atrelada a uma
representação que descreve e age sobre o mundo, marcada por um ritual performativo, o que implica em um controle sobre os corpos no agir. Será possível, assim, observar que o espaço conquistado por meio do Slam das Minas pode ser considerado um lugar de denúncia e consciência que contribui para o discernimento de diversas pautas feministas atreladas à expressão artística. Ademais, vislumbramos que a decolonialidade,
interseccionalidade e feminismo negro contribuem para os debates, conceitos e movimentos de análise dos modos de ser, estar e representar dos Estudos Críticos do Discurso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1544164 - CLAUDIO MARCIO DO CARMO
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 11:48
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