“Ensino remoto na pandemia e o anseio docente por reconhecimento: reflexões a partir de
Axel Honneth”.
Reconhecimento, Axel Honneth, ensino remoto, professoras,
pandemia.
Nesta pesquisa investigamos como a teoria do reconhecimento de Axel Honneth se
relacionou com a educação remota no ano de 2020, causada pela pandemia da COVID-
19. Trata-se de uma teoria social normativa na qual os indivíduos buscam o
reconhecimento de si próprios e do outro por meio das esferas do amor, do direito e da
solidariedade, como forma de construção de suas identidades. Dessa forma, analisamos a
teoria do reconhecimento honnethiana e como ela tem se apresentado nas pesquisas em
educação para analisar o discurso de duas professoras da educação básica de Minas
Gerais, visando a responder às seguintes questões: as esferas do reconhecimento de Axel
Honneth são observadas no discurso de professoras sobre o ensino remoto imposto pela
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais devido à quarentena causada pelo
novo coronavírus (SARS-CoV-2)? Quais esferas se revelam e quais são negadas?
Primeiramente apresentamos o que é a teoria do reconhecimento de Axel Honneth, como
ele formulou as esferas, o que é a luta por reconhecimento e o que considera por
reificação. Compreendendo então a teoria, analisaremos as falas das professoras da rede
pública de Minas Gerais enunciadas durante um momento de escuta que ocorreu em nosso
grupo de pesquisa (GPECTHUS) no ano de 2020, por meio da análise de conteúdo
proposta pela Laurence Bardin. Os resultados apontaram para uma presença das esferas
do reconhecimento, tanto sendo efetivadas quanto negadas e interligadas umas às outras.
Vemos a efetivação da esfera da solidariedade pelas professoras para com as famílias dos
alunos e, ao mesmo tempo, se mostraram não reconhecidas nesta mesma esfera pela
sociedade, bem como na esfera jurídica (direito) pelo sistema escolar do qual fazem parte.