Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA PAULA PEREIRA

DISCENTE : SABRINA PAULA PEREIRA
DATA : 10/06/2022
LOCAL: videoconferência

INFECÇÃO CAUSADA POR BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS RESISTENTES AOS CARBAPENÊMICOS EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Insuficiência Renal Crônica, Bactérias, Carbapenêmicos

Introdução: A doença renal crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal. Cerca de 144.7779 pacientes estão em dialise no Brasil. As infecções causadas por bactérias Gram-negativas resistentes aos carbapenêmicos estão associadas a maior mortalidade, maior tempo de internação e maior ônus econômico. O aumento da resistência das bactérias Gram-negativas aos antimicrobianos carbapenêmicos é particularmente relevante para pacientes com doença renal crônica (DRC) que são vulneráveis  estas infecções.  Objetivo geral: Avaliar a prevalência das infecções causadas por bactérias Gram-negativas resistentes aos carbapenêmicos em pacientes com doença renal crônica e em pacientes transplantados renais. Além disso discutir sobre a epidemiologia destas infecções, estratégias de prevenção e tratamento, bem como direções futuras no combate à resistência antimicrobiana. Método: Trata-se de uma revisão sistemática realizada de acordo com as diretrizes do Cochrane com extração dos dados de interesse e análise dos resultados realizadas de acordo com a declaração do PRISMA (2022), buscando avaliar a presença ou desenvolvimento de infecção causada por bactérias Gram-negativas resistentes aos carbapenêmicos em pacientes com doença renal crônica ou pacientes em diálise ou pacientes transplantados renais. Resultados: Após análise, um total de 13 artigos foram incluídos nesta revisão: Pubmed (2), Web Of Science (5), ,Scopus (1) (7,7%) e Embase (5).. A maioria dos estudos foram publicados nos Estados Unidos (30,7%), seguido do Brasil (15%), Coreia do Sul, (7,7%) Israel, (7,7%)  China, (7,7%)  Espanha, (7,7%)  Itália, (7,7%) Colômbia (7,7%)  e Grécia (7,7%) .Referente ao desenho do estudo, 9  foram coortes retrospectivos, (69%),  3 caso controle (23%) e 1 estudo transversal (7,7%). A faixa etária dos individuos variou entre 18 a 75 anos (média 46,5) e o tempo de acompanhamento variou de 6 meses a 10 anos. A metodologia de identificação bacteriana que prevaleceu entre os artigos analisados  foi a automatizada VITEk2R (8 estudos, 61,5%) e as espécies de bactérias Gram-negativas mais prevalentes foram: a Klebsiella pneumoniae (11/84,6%), Escherichia coli (6/46%), Pseudomonas aeruginosa 2 (15,4%),  Citrobacter sp 2 (15,4%),. ,Enterobacter sp 2 (15,4%), Morganella Morganii 1 (7,7%), Proteus mirabiliis 1 (7,7%) e Providência stuarti 1 (7,7%). Os sítios de infecção predominantes foram o trato urinário 10 (77%) lavado broncoalveolar,sangue e fezes com 1 (7,7%) sitio cada um e em culturas de vigilância também foram relatados (38,4%). Para a detecção da resistência aos carbapenêmicos método molecular (PCR 38,4%), método de Hodge modificado ( 23%), Kirby Bauer (15,4%)  e CarbaNP (7,7%) foram utilizados nos estudos, considerando como referência os protocolos do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI)  (69%) e European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (Eucast) (7,7%). Os mecanismos de resistência bacterianas encontrados nos isolados bacterianos foram produção  de enzimas inativadoras: KPC (53,8%), NDM  (7,7%) e VIM  (7,7%), ESBL  (15,4%) também foram detectadas.Como desfecho clínico, foi possível observar que pacientes diabéticos ou com histórico de colonização por bactérias Gram-negativas multiressistentes apresentaram um pior prognóstico. A taxa de mortalidade variou de 41,9% a 79% em 30 dias, enquanto que em pacientes transplantados infectados por bactéria produtora de KPC a sobrevida mediana foi de um mês.

Presidente - 2028750 - CAROLINE PEREIRA DOMINGUETI
Externa ao Programa - 1581671 - MAGNA CRISTINA DE PAIVA
Externo ao Programa - 1676450 - GUSTAVO MACHADO ROCHA
Externa ao Programa - 1347706 - ALBA OTONI