Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE BATISTA DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO HENRIQUE BATISTA DE FREITAS
DATA : 09/06/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO MULTICÊNTRICO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Qualidade de Vida; Estudantes de Ciências da Saúde; Estudantes; Saúde Mental.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Objetivo geral: Avaliar a QV de estudantes de graduação da área da saúde em três instituições federais de ensino superior (IFES) de Minas Gerais e sua associação com sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Objetivos específicos: identificar o perfil de QV e a presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse (Artigo 1); avaliar a associação entre a QV e a presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse (Artigo 2); avaliar a QV e a prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse, em comparação ao período anterior à pandemia da COVID-19 (Artigo 3). Método: estudo seccional, integrante de um inquérito epidemiológico multicêntrico, que incluiu estudantes das seguintes IFES: Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Este estudo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira composta de 321 estudantes, e a segunda composta de um total de 355 estudantes. Os dados foram coletados nos períodos compreendidos entre maio e dezembro de 2019 (Antes da pandemia) e entre 20 de julho e 27 agosto de 2020 (Durante a pandemia), ambos por meio de convite virtual. Foram mensuradas as seguintes variáveis: sociodemográficas, de saúde, hábitos de vida, presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse e QV. A QV foi avaliada pela escala WHOQOL-bref e os sintomas por meio da escala DASS-21. Realizou-se análise descritiva e inferencial por meio de regressão linear robusta e testes de comparação. Resultados: mais da metade dos estudantes apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e estresse, independentemente do nível de gravidade, enquanto sintomas graves e muito graves estiveram presentes em mais de 20%, com maior proporção no curso de enfermagem. O domínio psicológico apresentou o mais baixo escore de QV (58,33), e o melhor foi observado no domínio relações sociais (66,67). Os estudantes de enfermagem apresentaram os escores mais baixos, enquanto os estudantes de educação física os melhores escores, na maioria dos domínios. Observou-se associação negativa entre QV e sintomas de depressão, em todos os domínios de QV, enquanto os sintomas de ansiedade e estresse mostraram-se associados aos domínios meio ambiente e psicológico. A gravidade dos sintomas associou-se negativamente com a QV. Houve diminuição significativa do uso de drogas ilícitas e aumento da prática de atividades físicas, durante a pandemia da COVID-19. Também houve aumento dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse durante esse período, principalmente depressão grave, ansiedade e estresse moderado. No período da pandemia observou-se redução significativa da QV no domínio relações sociais. Conclusão: sugere-se aos gestores das universidades e comunidade acadêmica a implementação de estratégias de identificação precoce e rastreio de estudantes com sintomas de depressão, ansiedade e estresse, principalmente aqueles com sintomas moderados e graves; elaboração e implementação de protocolos de acompanhamento além de monitoramento ao longo do curso; desenvolvimento e implementação de estratégias que promovam bem-estar físico e mental e melhorem a capacidade de resiliência, com o intuito de impactar positivamente na QV desses estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1821418 - CAMILA TEIXEIRA VAZ
Interna - 1715700 - CLARECI DA SILVA CARDOSO
Externa ao Programa - 1695174 - DENISE ALVES GUIMARAES
Externa à Instituição - HELIAN NUNES DE OLIVEIRA - UFMG
Externa à Instituição - NAYARA DORNELA QUINTINO - SES-MG
Notícia cadastrada em: 12/05/2022 10:13
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