Banca de QUALIFICAÇÃO: SANTUZA ALVES FERREIRA

DISCENTE : SANTUZA ALVES FERREIRA
DATA : 13/07/2022
LOCAL: Sala 3.11 bloco A DCNAT

Verificação da condição corporal de antas Tapirus terrestris no Parque Estadual do Rio Doce/MG.

Câmeras-trap, Floresta Atlântica, mamíferos, saúde animal.

Existem poucos estudos sobre avaliação da saúde em populações silvestres de antas. Estudos que forneçam informações da espécie são essenciais para o planejamento de estratégias eficazes de manejo para melhorar a sobrevivência e a viabilidade da população de antas a longo prazo, protegendo-as de ameaças presentes e futuras (Fernandes-Santos et al., 2020). Uma das alternativas para facilitar os estudos de forma não invasiva sobre a anta é a utilização do material produzido através de armadilhas fotográficas que são altamente eficazes em campo devido ao baixo custo e à rapidez na obtenção de registros. Estas armadilhas podem ser usadas para registrar e monitorar os padrões de atividades das antas continuamente por longos períodos de tempo (Kongsurakan et al., 2020). Um método simples e barato para verificação das condições corporais nas antas silvestres é a avaliação da condição corporal (BCS) (Schiffmanm et al., 2017). O BCS é definido como uma medida direta do estado nutricional de um indivíduo, considerando-se o tamanho relativo das reservas de energia como gorduras e proteínas (Peig & Green 2019). Os estudos realizados na avaliação do BCS demonstram que a condição corporal é um fator importante e decisivo para a capacidade de sobrevivência dos animais. As reservas individuais de energia desempenham um papel relevante na história de vida e na dinâmica populacional dos ungulados (Festa-Bianchet et al., 1997). O presente estudo tem como objetivo principal verificar a condição corporal das antas do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), utilizando como referência as fotografias e vídeos obtidos pelo projeto Carnívoros do Rio Doce (PCRD). De forma complementar temos como objetivo demonstrar que a estimativa do BCS é uma técnica de avaliação visual não invasiva, acessível, que não requer uma alta capacidade técnica e apresenta baixos custos (Fernado et al., 2009). Neste estudo pretendemos analisar também se existe diferença entre os BCS de machos e fêmeas, especialmente porque os machos geralmente gastam uma grande quantidade de energia em interações agonísticas relacionadas à territorialidade e necessitam de requisitos de energia mais elevados no processo de reprodução (Medici et al., 2014).

Presidente - 1804372 - FERNANDO CESAR CASCELLI DE AZEVEDO
Interno - 1626222 - ANDREY LEONARDO FAGUNDES DE CASTRO
Interno - 1677455 - ANDRE FLAVIO SOARES FERREIRA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 09:34