Banca de DEFESA: VANESSA DO CARMO MARTINS

DISCENTE : VANESSA DO CARMO MARTINS
DATA : 06/03/2024
LOCAL: REMOTO

Bomba de seringa impressa por manufatura aditiva aplicada à reação de oxidação em regime de fluxo contínuo

Química em Fluxo; Impressão 3D; Oxidação de álcoois; Química Verde

A química verde visa desenvolver processos que minimizem ou eliminem o uso e a geração de substâncias nocivas para o meio ambiente. Neste contexto, a química em fluxo é importante aliada, pois possibilita melhor controle de reações, menor geração de resíduos e reações mais rápidas e eficientes.  Porém, o sistema de fluxo requer equipamentos específicos onerosos. Como alternativa, a manufatura aditiva (impressão 3D) permite a produção de objetos sob demanda a partir de polímeros acessíveis, reduz custos de produção e minimiza desperdícios de material e torna-se relevante e promissora para construção dos dispositivos de fluxo contínuo. Neste trabalho, diferentes componentes empregados na química em fluxo foram impressos via manufatura aditiva e aplicados em uma reação de oxidação. Após refinamento na literatura, dois modelos de bomba de seringa foram impressos, construídos e calibrados, sendo que ambas apresentaram acurácia similar às bombas comerciais. Três reatores também foram selecionados e impressos após prospecção, assim como um conjunto de conectores e misturadores (em T, em Y e cruzado). Amostras em PLA foram submetidas a testes de sensibilidade química e revelaram baixa resistência a solventes polares apróticos puros em ebulição. Com o sistema impresso e montado, testes da reação de oxidação de álcool benzílico a benzaldeído foram realizadas utilizando I2 – KI – K2CO3 como meio oxidante. A reação não logrou êxito no reator impresso devido entupimento e novos estudos serão necessários. Como alternativa, a substituição do reator impresso pelo reator comercial em PFA e os novos ensaios culminaram no sucesso da reação com rendimento de 78%, com destaque ao ineditismo deste protocolo de reação em regime de fluxo contínuo. Por fim, a manufatura aditiva apresenta-se com grande potencial a ser explorado na construção de objetos voltados para a química de fluxo contínuo e sua validação em reações químicas relevantes.

Externo à Instituição - GUSTAVO SENRA GONCALVES DE CARVALHO
Presidente - 3125781 - RAFAEL MAFRA DE PAULA DIAS
Externo ao Programa - 1280597 - VAGNER FERNANDES KNUPP
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 20:20