O ensino do teatro no ambiente prisional: o jogo teatral como metodologia de ensino para se pensar em arte, urbanidade, sustentabilidade e decolonidade
jogo, sustentabilidade, urbanidade, decolonidade, sistema prisional, educação prisional.
Esta dissertação discorre sobre as possibilidades que o jogo teatral proporciona ao trabalho transdisciplinar, tendo como arcabouço a sustentabilidade, a urbanidade e a decolonidade e utilizando as perspectivas de reflexão e de se colocar no lugar do outro que, muitas vezes, a arte da cena proporciona. Acredita-se que o jogo possibilita o fortalecimento da identidade das pessoas envolvidas no que tange ao espaço urbano, ao senso comunitário, à exaltação da sua cultura individual e local e à reflexão sobre seu lugar na sociedade, elementos que, frequentemente, são silenciados pelo processo de sobrevivência seja na comunidade, seja no interior do sistema prisional. O local onde a pesquisa foi desenvolvida, a Escola Estadual Detetive Marco Antônio de Souza, é espaço formal de educação voltado para jovens e adultos privados de liberdade. A finalidade deste estudo foi realizar e discutir com eles como o jogo teatral pode articular a realização de debates sobre artes, urbanidades, sustentabilidade e decolonidade por indivíduos privados de liberdade, por meio de uma proposta de oficina/vivência, querespeita a cultura do estudante e o faça refletir sobre a sociedade, como ela é formada e os motivos coloniais nela existentes, os quais o levaram a ter sua liberdade cerceada. Tendo em vista os problemas advindos da pesquisa, que a levaram a passar por diversas alterações, e, considerando que a metodologia utilizada foi a cartográfica, apresentamos, cartograficamente, os afetos e perceptos dos percalços que nos levaram a apresentar a proposição a que chegamos.