Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA LETICIA DE OLIVEIRA ALVES

DISCENTE : LUANA LETICIA DE OLIVEIRA ALVES
DATA : 11/06/2021
LOCAL: meet.google.com/kop-sfqc-seg

O TETO DE VIDRO NA OCUPAÇÃO DOS CARGOS DE DIREÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Cargos de direção; Mulheres; Gestão Universitária; Gestão inclusiva; Igualdade de Gênero.

Na era globalizada as mudanças são constantes e acontecem com uma enorme velocidade e, nesse contexto, as universidades federais brasileiras tem cada vez mais relevância e precisam inovar e se adequar às expectativas da sociedade. Para se atingir uma gestão eficiente e eficaz as pessoas que ocupam os cargos de direção são fundamentais já que vão gerir os recursos financeiros, humanos e administrativos da instituição, e, simultaneamente, ser um bom líder e representar a instituição perante a comunidade. A sociedade ocidental foi se estabelecendo com base em relações desiguais entre homens e mulheres, principalmente no mercado de trabalho, contudo cada vez mais as instituições precisam fornecer oportunidades iguais aos gêneros, tanto para se tornarem cada vez mais humanas e inclusivas quanto para se tornarem mais competitivas no mercado. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de ocupação dos cargos de direção em uma universidade federal constatando se há uma ocupação desigual ou não entre os gêneros e se isso gera algum impacto. A técnica para desenvolvimento do estudo é a pesquisa de natureza aplicada, pois o objetivo é gerar conhecimentos para uma aplicação prática. A pesquisa é um estudo de caso com a análise de documentos disponibilizados em portais públicos e com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Para a análise das entrevistas a metodologia utilizada será a análise do discurso francesa.

Interna - 2577644 - VANIA APARECIDA REZENDE
Interno - 2490057 - PABLO LUIZ MARTINS
Interna - 1544639 - CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
Externa à Instituição - MAGNA LEITE CARVALHO - UNINCOR