OLHARES MÚLTIPLOS PARA A INTERDISCIPLINARIDADE PEDAGÓGICA DO TRABALHO VOCAL NA CRIAÇÃO CÊNICA
Voz; identidade; trajetória; princípios; treinamentos; criação; Polifonia; Afetos; Gestualidade; Notação; acesso;
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a voz cênica, sobretudo na amplitude de pedagogias relacionadas a criação nos diversos contextos da cena, apresentando dentre as diversas percepções existentes, algumas linhas de trabalhos de pesquisadores com uma sólida pesquisa em âmbito nacional e internacional. Serão explicitados alguns conceitos e o funcionamento destes na concepção da criação vocal, assim percebendo como cada pesquisador eleito como objeto de estudo neste trabalho identifica e entende o uso da voz para o teatro, sendo eles: Ernani de Castro Maletta com atuação polifônica, Juliana Alves Mota Drummond com afetos musicais, Francesca Della Monica com arqueologia vocal e Lúcia Helena Gayotto com partitura da voz. Deste modo, podemos analisar algumas possibilidades pedagógicas vocais e como são colocadas em prática, demonstrando a pluralidade e interdisciplinaridade nos posicionamentos relacionados a voz, denotando que não existe algum padrão teatralmente dominante e/ou único. A pesquisa abordará pedagogias, recursos, formas de trabalho, visões, entre outras, para dialogar sobre alguns princípios existentes em meio aos ramificados caminhos que podem ser percorridos em relação aos cuidados, treinamentos e criações vocais para a cena, principalmente visando a melhor compreensão e prática de iniciantes e de companhias semiprofissionais na área teatral sobre o trabalho vocal na criação cênica.