Banca de DEFESA: SERGIO FERREIRA LIMA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SERGIO FERREIRA LIMA FILHO
DATA : 13/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Modo remoto
TÍTULO:

O QUADRILÁTERO FERRÍFERO MINEIRO SOB A ÓTICA DO PLANO NACIONAL DE MINERAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA COMPARATIVA PARA OS ANOS DE 2013 E 2018



PALAVRAS-CHAVES:

*

Desenvolvimento Econômico Regional. Mineração. Sustentabilidade. Quadrilátero Ferrífero. Análise Comparativa Qualitativa (QCA). Plano Nacional de Mineração (PNM-2030).  

 


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O objetivo da dissertação foi explorar as características multidimensionais relacionados à economia regional. Mais especificamente, será investigado o comportamento de desenvolvimento econômico e sustentável na região do Quadrilátero Ferrífero, no estado de Minas Gerais, e a sua relação com o Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM-2030). Para alcançar esse propósito, construiu-se uma revisão de literatura que resgata o papel da economia regional, com breve destaque para as ações do Estado brasileiro em prol dessa temática. Além disso, destacou-se as variáveis sob as dimensões ambiental, social e econômica inerentes ao processo de produção da mineração nos municípios da amostra. Com base no referencial teórico e empírico, empregou-se a técnica de análise multivariada, a saber, Análise Qualitativa Comparativa ou Qualitative Comparative Analysis (QCA). A partir das variáveis socioeconômicas e ambientais, os resultados indicaram que a proporção da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) nos orçamentos municipais e os investimentos em educação são elementos importantes ao desenvolvimento sustentável dos municípios sob análise.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 089.433.447-67 - ROSA LIVIA GONCALVES MONTENEGRO - UFSJ
Interno - 1935317 - TALLES GIRARDI DE MENDONCA
Externa à Instituição - JUNIA MARIA FERRARI DE LIMA - UFMG
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 16:54
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01