A MITOLOGIA CHICANA REVISITADA E SUA RELAÇÃO COM O EMPODERAMENTO FEMININO EM SO FAR FROM GOD, DE ANA CASTILLO
Literatura Chicana. Mitologia. Empoderamento Feminino. Ana Castillo
Este trabalho foi realizado com base na leitura do romance So far from God, escrito em 1993 pela autora estadunidense Ana Castillo. Filha de pai mexicano-americano e mãe mexicana imigrante, apresenta grande influência da sua ascendência mexicana. Dessa forma, a obra pode ser considerada como parte da literatura chicana. Chicano ou Chicana é um termo usado para nomear estadunidenses de ascendência mexicana. Esse vocábulo pode carregar uma conotação negativa, referindo-se a indivíduos de baixa renda, no sentido pejorativo, ou aos que cruzam a fronteira México – Estados Unidos ilegalmente. O povo chicano é vítima de preconceito e não se sente acolhido nem pelo México, que os considera gringos, e nem pelos Estados Unidos, que os têm como intrusos. As autoras chicanas recuperaram esse termo e mostram orgulho em usá-lo como forma de reconhecer e se orgulhar de suas raízes e origens. A literatura chicana começou a se desenvolver a partir de 1960, refletindo a influência sofrida pelas conquistas coloniais do passado. O tema principal é a experiência do próprio povo. Os subtemas são os papeis de gênero controladores, controle e violência contra o corpo e a sexualidade das mulheres, discriminação e religiosidade. As escritoras chicanas recuperam mitos, lendas e histórias que validam e propagam as desigualdades de poder entre homens e mulheres. Lendas essas que muitas vezes são usadas para socializar as mulheres em papéis tradicionais submissos. O objetivo das autoras é expor essas falsas histórias e criar suas próprias visões dessas lendas em obras ficcionais e autobiográficas. Ana Castillo é uma autora feminista chicana, de modo que essa revisitação de histórias, muitas vezes usadas para disfarçar os interesses de um grupo no poder e criar uma forma de submissão feminina, pode ser visualizada em So far from God. O objetivo proposto para a realização deste trabalho é mostrar que as personagens da obra So far From God – Sofia, Esperanza, Caridad, Fe e La Loca – podem ser lidas sob uma ótica que visa mostrar a semelhança delas com os mitos revisitados no capítulo 2 e as teorias feministas exploradas no capítulo 1, de modo a representá-las como mulheres que não se deixaram levar pelo patriarcalismo imposto pela sociedade e buscaram seu lugar de poder, desafiando o preconceito da sociedade onde viviam.