As canções no álbum Pajubá como estratégia contra-hegemônica de resistência
Canções; Pajubá; Identidades.
A proposta desta pesquisa trata-se de buscar quais identidades de gênero e étnico-raciais surgem das canções de Linn da Quebrada. Especificamente, o primeiro álbum de estúdio da artista chamado ‘Pajubá’. Para tanto, nos dois primeiros capítulos escritos desta futura dissertação, nós procuramos discorrermos em um primeiro momento sobre categorias como identificação, representação e representatividade. Ao passo que, em um segundo momento discorremos sobre as bases teórico metodológicas, nas quais usamos para construir as análises, sendo elas, a Análise Crítica do discurso (ACD) e Análise Crítica da Música (ACM). A partir deste escopo teórico analisamos duas canções do álbum Pajubá que são elas ‘Bixa Preta’ e ‘Enviadescer’. Assim, dentro da ACD usamos as categorias vocabulário, gramática, coesão e a metáfora que pertencem ao campo da análise textual e discursiva. Como também, dentro ACM usamos categorias, que podem ser acessíveis a não músicos e mesmo assim, construir uma análise pautada na teoria que são: melodia, harmonia, ritmo e timbre. Diante do exposto, analisamos duas canções das 14 contidas no álbum Pajubá para esta qualificação, para assim trazer à tona as identidades contidas nas referidas canções.