Banca de DEFESA: MONIQUE GOMES TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONIQUE GOMES TEIXEIRA
DATA : 30/08/2022
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/xrz-phge-ftm
TÍTULO:

LETRAMENTOS DIGITAIS DECORRENTES DA MOBILIZAÇÃO DO INSTAGRAM EM ATIVIDADES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL".

 


PALAVRAS-CHAVES:

Letramentos Digitais; Instagram; Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A presente pesquisa teve o objetivo de analisar os letramentos digitais desenvolvidos em atividades que mobilizaram a rede social Instagram em aulas de ciências. Para tanto, partiu- se das seguintes perguntas de pesquisa: Que letramentos digitais foram possíveis desenvolver em atividades realizadas na rede social Instagram com alunos do Ensino Fundamental II em Ciências da Natureza? Quais foram desenvolvidos mais frequentemente? Em que aspectos o processo de formação na pesquisa modificou a práxis de ensino? A pesquisa assentou-se em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e descritivo e a metodologia foi organizada em cinco momentos: 1) revisão bibliográfica, 2) descrição das atividades desenvolvidas nos perfis criados no Instagram 3) análise das atividades à luz dos letramentos digitais, 4) de respostas às questões propostas nos stories do Instagram e 5) da mudança da práxis docente após a análise. As atividades analisadas foram realizadas com estudantes do Ensino Fundamental II, dos sexto, sétimo e oitavo anos, em uma escola da rede privada de ensino, no período de 2017 a 2022. Este estudo se relacionou com a pesquisa ação-reflexão e a análise foi feita na perspectiva da autorreflexão acerca do que foi feito e das mudanças necessárias para o aprimoramento das atividades com o desenvolvimento dos letramentos digitais utilizando a rede social Instagram como ferramenta pedagógica. Ao adentrar na percepção de outrem com relação às atividades desenvolvidas, tanto os estudantes como familiares e amigos reforçaram a importância do reconhecimento e do protagonismo dos alunos quando seus trabalhos, tarefas, vídeos, pesquisas e experimentos foram publicados. Quatro letramentos tiveram o potencial de serem desenvolvidos nas atividades analisadas: impresso, móvel, em rede e participativo. Em relação à práxis emergiram as percepções de considerar para os letramentos o desenvolvimento de competências socioemocionais, novas ferramentas digitais, as dificuldades técnicas e pedagógicas inerentes e, principalmente, planejar e sistematizar o letramento digital para avaliação dos estudantes


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169112 - PAULO CESAR PINHEIRO
Interno - 2365832 - MARCIO ROBERTO DE LIMA
Externo à Instituição - BRUNO SILVA LEITE - UFRPE
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 08:33
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