AÇÕES MUSEOLÓGICAS COMO DISPOSITIVO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DAS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL DR. GARCIA DE LIMA (SÃO JOÃO DEL-REI)
ações museais, estudantes de Ensino Médio, patrimônio cultural.
Essa dissertação de mestrado trata sobre um projeto “Diversidades: uma escola pra
todas e todos”, realizado na Escola Estadual Dr. Garcia de Lima, em São João del-
Rei (MG), entre 2016-2020. O projeto envolve um conjunto de ações desenvolvidas
com estudantes do Ensino Médio diurno e seus docentes ao longo do ano letivo. Essas
ações culminam com a construção de um “Museu de Arte Contemporânea” na escola,
caso estudado mais profundamente nesta dissertação. As reflexões se referenciam
nos conceitos de Educação Democrática (Paulo Freire), Museologia Social (Santos) e
Experiência (Larrosa). A metodologia empregada foi a do Estudo de Caso, sendo os
dados construídos a partir de um memorial do projeto, do arquivo pessoal da autora,
principalmente fotografias, da aplicação de um questionário sociocultural aos
estudantes do Ensino Médio diurno e de entrevistas semiestruturadas realizadas com
quatro ex-estudantes da escola. Os resultados revelaram que os estudantes do
Ensino pertencem às classes médias, possuem um certo grau de conforto e “capital
cultural”. As entrevistas revelaram que os ex-estudantes gostavam da escola e dos
professores, pois esses priorizavam dinâmicas que impulsionassem a reflexividade e
a criatividade. Além da compreensão de que as ações museais foram importantes
dispositivos educacionais, aliada aos princípios da arte contemporânea, elas
possibilitaram aos estudantes a reflexão do mundo em que vivem e os impulsionaram
à reconstrução de ideias já estabelecidas na sociedade