INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI: O QUE DIZEM REPRESENTANTES DE PROGRAMAS.
internacionalização; pós-graduação; coordenadores.
Neste estudo, o principal objetivo é compreender o processo de internacionalização
na Universidade Federal de São João Del-Rei a partir do ponto de vista do
coordenador, vice-coordenador e membro do colegiado de três programas de pós-
graduação da instituição. Entendemos o conceito de internacionalização no ensino
superior na pós-graduação como um fenômeno em discussão no Brasil, essencial
para a compreensão da mobilidade acadêmica no país, visto que as universidades
apresentam em suas políticas ações comuns de grande volume de convênios e
acordos bilaterais entre os países. Morosini (2006) afirma que a internacionalização
do ensino é entendida como um conceito complexo, que envolve vários termos
relacionados e apresenta diferentes fases de desenvolvimento. Como são muitos os
programas de pós-graduação que a universidade tem ao todo, escolhemos somente
as áreas de psicologia, letras e educação por critério de disponibilidade dos sujeitos
envolvidos, pois os representantes dessas áreas foram os que apresentaram mais
abertura para a participação neste trabalho. Esta pesquisa, que se caracteriza como
qualitativa, se desenvolve a partir de uma revisão bibliográfica, considerada
documental, já que utilizamos o Catálogo de Teses e Dissertações da Comissão de
Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES) para produzir o levantamento
e por meio da realização de entrevistas semiestruturadas seguidas por um roteiro
que foi construído pensando em possíveis categorias para a análise dos dados.
Assim, na busca por entender os limites e as possibilidades de cada programa de
pós-graduação da UFSJ, investigamos como os três representantes desses
programas compreendem a internacionalização a partir das demandas da avaliação
da Capes. São muitos os impasses enfrentados pelos programas de pós-graduação
apresentados nessa pesquisa, sobretudo a questão dos recursos econômicos e a
barreira lingüística. A implementação de uma política de internacionalização que
realmente consolide uma integração mais efetiva da mobilidade acadêmica
internacional é um obstáculo. Todavia, acreditamos em um plano de ações da UFSJ
que dialogue com os pesquisadores e pesquisadoras para viabilizar um processo
mais qualificado e coletivo de internacionalização.