A Representação estudantil no ensino básico: estudo de caso de uma escola da rede pública de Minas Gerais
Representação Estudantil; Participação; Educação.
A presente pesquisa teve como objetivo compreender a dinâmica da representação
estudantil em uma escola da rede pública de ensino de Minas Gerais. Analisamos as
experiências vivenciadas por estudantes representantes no Conselho de
Representante de Turma por meio de um estudo de caso, realizando observações,
análise de documentos, entrevistas e a aplicação de um questionário. Nesse
caminho, buscamos responder: como é construída a representação estudantil e
quais aprendizagens emergiram desta experiência representativa? Para responder à
essa pergunta foi necessário um estudo sobre as juventudes e os principais
aspectos da representação estudantil secundarista e suas relações com o
movimento estudantil. Os dados foram analisados por meio de teorias da
representação política. Observamos que a dinâmica da representação estudantil na
escola foi guiada por uma normatização da Secretaria de Estado de Educação para
a formação do Conselho de Representante de Turma, o qual foi constituído por
estudantes eleitos através do voto, escolhidos principalmente devido às suas
habilidades comunicativas. O conselho, coordenado por dois docentes, se reuniu ao
longo do ano letivo para levantar e discutir demandas, fazer repasses, definir um
plano de ação e deliberar sobre a organização de eventos. A escola vem
estimulando a representação estudantil e há avanços e dificuldades no atendimento
às demandas. Quando olhamos para a experiência dos representantes no processo
representativo, nos deparamos com o desenvolvimento da comunicação e da
liderança, o acréscimo de responsabilidades, a solidariedade, senso de cidadania,
bem como outros afetos que os interpelam. Ao mesmo tempo, evidenciam-se as
dificuldades de relacionamento entre representantes e representados e a frustração
quando as demandas não são alcançadas e a participação não é plena. A pesquisa
expõe a importância da orientação dos professores no auxílio na organização dos
estudantes. Por fim, evidenciamos que a experiência representativa se abre para
uma experiência pedagógica da política influenciando a construção de valores como
o respeito, a cooperação e a solidariedade, essenciais à formação cidadã.