Banca de DEFESA: ALESANDRA CRISTINA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESANDRA CRISTINA DE CARVALHO
DATA : 01/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: LER O MUNDO EM CONSONÂNCIA COM A LEI 10.639/03


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura infantil. Relações étnico-raciais. Lei 10.639/03.


PÁGINAS: 229
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo geral investigar o que pode a literatura infantil que apresenta
a cultura e história afro-brasileira e africana quanto aos sujeitos negros que são nela
representados. Para isso, buscar nos catálogos de duas livrarias e onze editoras e em sete escolas
municipais, localizadas na área urbana de São João del-Rei, que atende alunos de 1o ao 5o do
Ensino Fundamental, por livros de literatura infantil com a cultura e a história afro-brasileira e
africana e personagens negros. Como fundamentação teórica, levou em conta as contribuições
de Gomes (2012; 2017) para as relações étnico-raciais; Lajolo e Zilberman (1985; 2017) para
a Literatura Infantil; e as ideias de Freire (2011) sobre leitura de mundo. As questões que

movimentam esta pesquisa são: Os livros de literatura infantil, que abordam a temática étnico-
racial e a história e cultura afro-brasileira e africana, estão presentes nas escolas de 1o a 5o ano

do Ensino Fundamental? Seus conteúdos são potentes para que as crianças façam uma leitura
crítica do mundo? O mercado editorial tem disponibilizado obras destinadas às crianças que
atendam às exigências da lei 10.639/03? Nas sete escolas pesquisadas, foram encontradas 164
obras com personagens negras e/ou que apresentam a cultura e história e afro-brasileira e
africana, de um total de 12.789. No mercado editorial, do total de 2.886 livros, 223 livros
traziam personagens negras e/ou a cultura e história e afro-brasileira e africana. Foram
analisadas seis obras encontradas em todas as sete escolas pesquisadas. Os resultados da
pesquisa indicam que, mesmo com os avanços impulsionados pela lei 10.639/03, a quantidade
de obras presentes nas escolas, apresentando personagens negras como protagonistas e com a
cultura e história afro-brasileira e africana, é pequena quando comparada com outros livros
disponíveis. Por outro lado, qualitativamente, as obras encontradas valorizam os corpos negros
e abordam a cultura e história afro-brasileira e africana. Os resultados reforçam a importância
de políticas públicas de distribuição de obras de literatura infantil comprometidas com a
diversidade dos corpos negros e com a cultura e história afro-brasileira e africana.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1911160 - KELLY LISLIE JULIO
Externo à Instituição - MAURICIO PEDRO SILVA - UNINOVE
Presidente - 2328493 - MONICA DE AVILA TODARO
Notícia cadastrada em: 09/08/2023 16:26
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06