Banca de DEFESA: KETTY CLAUDIA NEVES DO AMARAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KETTY CLAUDIA NEVES DO AMARAL
DATA : 12/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A PANDEMIA DE COVID-19: REFLEXÕES ACERCA DE DOIS CANAIS DO YOUTUBE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Pandemia COVID-19; Teoria Histórico-Cultural; Contação de histórias no YouTube


PÁGINAS: 171
RESUMO:

O presente trabalho desenvolvido a partir do Programa de Mestrado em Educação da
Universidade Federal de São João Del Rei, MG, relacionado ao Grupo de Estudo e Pesquisa
CRIA - Centro de respeito às infâncias e suas aprendizagens, articula-se a outra pesquisa
interinstitucional intitulada: Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos
de Pandemia: ação docente para o ensino e aprendizagem on-line e presencial, financiada pela
CAPES. Algumas questões foram propulsoras do estudo: como a contação de histórias foi
realizada e/ou proposta nas práticas pedagógicas na Educação Infantil no período de isolamento
social causado pelo Coronavírus? De que forma os canais de contação de histórias do YouTube
foram propostos e o que revelam para a formação literária das professoras e crianças? Dessa
forma, tem por objetivo analisar a contação de histórias em ambiente digital e reconhecer se

esse recurso pode contribuir nas práticas pedagógicas de formação literária. Para tanto, elegeu-
se a pesquisa qualitativa. Por arcabouço teórico, fundamenta-se nas perspectivas da Teoria

Histórico-Cultural e em autores que se dedicam aos estudos sobre a contação de histórias e
narrativas em ambiente digital. Como procedimentos metodológicos, realizamos um
levantamento bibliográfico em bancos de dados virtuais acerca da contação de histórias na
Educação Infantil e em ambiente digital, o estudo de dois canais de contação de histórias no
YouTube e a análise de duas respostas do questionário pertencente a à pesquisa
interinstitucional, a fim de analisar os dados produzidos a partir das respostas dos/das
professores/as da Educação Infantil. Constatou-se, a partir da pesquisa, que a arte de contar
histórias faz parte de propostas relacionadas ao planejamento pedagógico, desenvolvimento
infantil e traz contribuições para a formação humana de bebês e crianças pequenas, sendo uma
prática que contribui para particularidades que estão interligadas na/para infância como escuta,
atenção, percepção e memória. O estudo e observação dos canais de histórias no YouTube nos
permitiu a compreensão desse ambiente literário/digital, sua organização e como ocorrem as
relações entre narradoras e ouvintes. Há canais no YouTube de contação de histórias que
possuem aproximadamente quinze milhões de espectadores, dentre eles, professores da

Educação Infantil, que demonstram utilizar as histórias em suas práticas pedagógicas. O fazer-
se contador de histórias tem cobrado de alguns professores uma busca por recursos que possam

auxiliá-lo nessa prática literária, contudo, a Pandemia da COVID-19 intensificou essa busca e
trouxe implicações que envolvem o direito de as crianças terem acesso a à narrativa literária,
ainda que seja no formato digital. A partir dos relatos, constituintes da participação dos docentes
da Educação Infantil ao questionário, identificamos que as histórias que eram narradas de forma
presencial por professores ganharam novos formatos, por meio de recursos digitais. Os vídeos
de histórias, canais do YouTube, bem como o uso de recursos durante a narrativa, contemplaram
as práticas literárias relacionadas a à contação de histórias, durante a pandemia de COVID-19,
no ensino remoto. Parte-se da defesa de que as instituições de Educação Infantil possuem papel
fundamental no que se refere ao processo de formação dos conhecimentos literários
na/para/com as crianças e que a contação de histórias integra esse processo. Também considera
tais processos (o da formação dos conhecimentos literários e da contação de histórias)
fundamentais para formação humana de bebês e crianças pequenas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1005053 - AMANDA VALIENGO
Externa à Instituição - ELIEUZA APARECIDA DE LIMA - UNESP
Interna - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 10:40
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