Tratamento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): a perspectiva dos pais/cuidadores
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O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neuropsiquiátrico que se desenvolve na infância e envolve déficits na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. A prevalência do TEA representa um problema de saúde pública significativo, exigindo atenção devido ao seu impacto emocional e econômico nas famílias e na sociedade. Os desafios dos pais e/ou pessoas que cuidam de crianças com TEA são bem reconhecidos, porém sua perspectiva sobre o tratamento de seus filhos tem sido negligenciada. O presente estudo teve como objetivo investigar a perspectiva dos pais/cuidadores sobre a eficácia dos tratamentos e serviços oferecidos a seus filhos. Um instrumento de coleta de dados foi validado para esta pesquisa de acordo com metodologias de validação transcultural de equivalência conceitual e de itens. O questionário validado foi aplicado a 30 pais/cuidadores de crianças com TEA para levantamento de dados. Os resultados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin, que foram categorizadas em sintomas, bem-estar, tratamentos e apoio geral. No entanto, as manifestações em comum dos pais estariam principalmente relacionadas aos efeitos benéficos das terapias no bem-estar das crianças, na redução notável da agressividade e melhoria da qualidade do sono com o uso de risperidona, e respostas positivas na correção da seletividade alimentar das crianças. A escola emergiu como um importante fator de apoio, assim como o apoio de amigos, que são muitas vezes mais notáveis do que o apoio da própria família. A falta de serviços especializados no SUS e o custo elevado das terapias foram também pontos críticos relatados pelos pais. Por fim, o estudo permitiu dar voz aos pais e cuidadores para, assim, fornecer evidências do mundo real sobre como melhorar a saúde e o bem-estar de seus filhos e ajudar crianças com TEA e suas famílias.