Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA COSTA SOUZA DE SÁ

LOCAL: Plataforma Google meet

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS EM GESTANTES COM E SEM DOENÇA PERIODONTAL

Gestação, Gengivite, Periodontite, Inflamação, índices hematológicos

Introdução: o acompanhamento pré-natal é de fundamental importância e, portanto, deve ser feito por uma equipe multidisciplinar de saúde uma vez que inúmeras transformações fisiológicas, físicas, psicológicas a até patológicas podem ser percebidas neste período. Além do acompanhamento médico, exames de imagem e laboratoriais, é importante ter assistência odontológica específica, já que várias complicações que podem ocorrer durante a gravidez, podem repercutir na cavidade bucal. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil hematológico de gestantes com e sem doença periodontal (DP). Métodos: Trata-se de um estudo transversal desenvolvido no município de Divinópolis/MG. Os dados das mulheres gestantes foram obtidos mediante consulta aos prontuários médicos e odontológicos. Estes dados foram estratificados em dois subgrupos: Mulheres gestantes com DP (n=230) no segundo e terceiro trimestres gestacionais e mulheres gestantes sem DP (n=30), no segundo e terceiro trimestres gestacionais. As Variáveis de estudo foram relacionadas a doença periodontal, características sociodemográficas, clínicas e laboratoriais. Foram calculados os índices derivados de parâmetros do hemograma: RNL = Razão Neutrófilos/ Linfócitos; PLR = Razão Plaquetas/Linfócitos; LMR = Razão Linfócitos/Monócitos;  dNLR (derived NLR) = Neutrófilos / Global leucócitos – Neutrófilos; SIRI (systemic inflammation response index ou índice de resposta à inflamação sistêmica) = Neutrófilos x Monócitos / Linfócitos; AISI (aggregate índex of systemic inflammation ou índice agregado de inflamação sistêmica) = Neutrófilos x Monócitos x Plaquetas / Linfócitos; SII (systemic immune-inflammation índex ou índice de inflamação imunológica sistêmica) = Plaquetas x Neutrófilos / Linfócitos. Os dados foram analisados por meio de distribuição de frequência, média e desvio-padrão para os dados paramétricos, mediana e intervalo interquartil para os dados não paramétricos. Para a comparação entre os grupos foram realizados teste t de Student para os dados paramétricos, e teste de Mann Whitney para os dados não paramétricos. O coeficiente de correlação foi calculado através do teste de correlação de Pearson e Spearman. Foram realizadas também análises bivariadas nos dados sociodemográficos. As análises foram realizadas no software Statistical Package for the Social Sciences® (versão 19.0), sendo fixado um nível de significância de p<0,05. Resultados parciais: A média de idade em ambos os grupos foi de 27 anos. Em relação a escolaridade e pré-natal de risco habitual houve diferença entre os grupos com e sem doença periodontal. Ao comparar as gestantes com DP e sem DP em relação as variáveis hematológicas, apenas o volume corpuscular médio das hemácias (VCM) apresentou diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Ao analisar as variáveis hematológicas das gestantes de acordo com o grau de inflamação gengival, os índices concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), leucometria global e linfócitos apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos de gestantes com gengivite e periodontite. Discussão: o aumento no VCM pode ser justificado pela hipersegmentação dos neutrófilos, que é frequente na gestação e pode indicar uma carência de folatos. Outros fatores podem também justificar a carência de folato, como uma dieta inadequada, a hemodiluição fisiológica, alguns hormônios e medicamentos. Nossos achados sugerem que a periodontite pode causar um leve aumento no número de leucócitos, reflexo de um processo inflamatório acometendo o periodonto. O SII apresentou uma tendência de aumento nas gestantes com DP (p=0,092), o que sugere que tal índice possa ser mais sensível na detecção de um estado inflamatório crônico com repercussão sistêmica. Considerações finais: destaca-se a importância do profissional dentista no acompanhamento das gestantes, já que uma avaliação clínica é necessária para se diagnosticar as doenças periodontais.

Presidente - 1699263 - MELINA DE BARROS PINHEIRO INACIO
Interna - 1581667 - DANYELLE ROMANA ALVES RIOS
Externa à Instituição - MARIA DAS GRACAS CARVALHO - UFMG
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA DUARTE FERREIRA - UMSP