Banca de DEFESA: RAFAELA DAS GRACAS SANTIAGO FARIA

DISCENTE : RAFAELA DAS GRACAS SANTIAGO FARIA
DATA : 18/08/2022
LOCAL: Universidade Federal de São João del-Rei

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM ESTOMIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Enfermagem; Estomaterapia; Estomia; Gestão em Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde.

FARIA, R.G.S. Avaliação dos serviços de atenção à saúde da pessoa com estomia do estado de Minas Gerais. 2022. XXXp. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São João Del-Rei, Divinópolis, 2022.

RESUMO

Introdução: Atualmente, as estomias têm se tornado o foco das principais políticas públicas de saúde, fato que tem chamado a atenção de profissionais e autoridades de saúde do país. Com a implantação dessas políticas, surgiram indagações relacionadas à rede de assistência prestada pelas instituições de saúde à pessoa com estomia, bem como os avanços e dificuldades na implantação desses serviços. Objetivo: Avaliar o Grau de Implantação dos Serviços de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia do Sistema Único de Saúde no Estado de Minas Gerais. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo e analítico, que avaliou o Grau de Implantação dos serviços de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia no estado de Minas Gerais, no ano de 2021. Foram analisados indicadores e critérios relacionados às dimensões de estrutura (recursos empregados e sua organização) e de processo (forma de produção de bens ou serviços). O Grau de implantação foi definido por meio da avaliação dos componentes de Gerenciamento dos serviços, Assistência clínica e Assistência educacional, utilizando-se um instrumento validado, onde os serviços foram classificados em sistema de escores, como implantação plena, satisfatória, incipiente, não implantado. Resultados: Avaliou-se os 53 SASPO de Minas Gerais. Constatou-se que apenas 1 serviço apresentou conformidade plena, sendo que o maior número de serviços obteve grau de conformidade incipiente (50,9%). As limitações estruturais e de processo dos serviços compreendem principalmente a falta de recursos humanos, deficiência na realização dos grupos de apoio, educacionais e necessidade de capacitação profissional. Conclusão: Concluiu-se que, embora estejam ativos, a maioria dos serviços apresentam fragilidades em relação aos contextos estruturais e de processo, não cumprindo com as exigências das diretrizes.

Presidente - 2001652 - JULIANO TEIXEIRA MORAES
Interna - 1615380 - VALERIA CONCEICAO DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - SANDRA MARINA GONÇALVES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 30/09/2022 09:21