Banca de DEFESA: THAMARA LESSE FERREIRA TELES CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAMARA LESSE FERREIRA TELES CARVALHO
DATA : 28/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:
TRIAGEM TELEFÔNICA REALIZADA POR ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL: SCOPING REVIEW

PALAVRAS-CHAVES:
Triagem telefônica; Serviço de atendimento móvel de urgência; Enfermagem.

PÁGINAS: 71
RESUMO:
RESUMO
 
Introdução: Nos últimos anos, os sistemas de saúde foram sobrecarregados pelo
aumento do volume de pacientes, pela escassez de pessoal, pelo baixo acesso aos
cuidados primários e pela reduzida quantidade de serviços de urgência. Esses
desafios contribuem, em parte, a um aumento dramático no volume de chamadas para
os serviços móveis de urgência, resultando em grandes tensões operacionais; o que
induziu a um interesse crescente no desenvolvimento de soluções alternativas para
os pacientes após contatos telefônicos aos Serviços de Atendimento Médico de
Urgência, tanto no mundo como no Brasil. A fim de combinar os recursos com as
necessidades do paciente, alguns serviços de emergência médica móvel integraram
funções clínicas nos seus centros de comunicações médicas/centrais de regulação
das urgências. Diversos países no mundo têm incorporado o Enfermeiro a Central de
Regulação, visto que esse profissional é considerado um componente-chave,
oferecendo responsabilidade, experiência, segurança e escuta ativa ao atendimento
ao paciente. No Brasil, tal atuação é pouco vista na prática, embora existam políticas
que normatizem a atuação dos profissionais de enfermagem no Atendimento Pré-
Hospitalar (APH) tanto fora quanto dentro da Central de Regulação. Objetivo: O
presente estudo teve como objetivo identificar na literatura dados pertinentes sobre a
triagem telefônica realizada por enfermeiro pelos serviços de atendimento móvel de
urgência e mapear as evidências sobre as características das estratégias empregadas
e condutas que tornam essa triagem efetiva. Métodos: O presente estudo, trata-se
de uma scoping review que visa identificar evidências acerca de como é realizada a
triagem telefônica pelo enfermeiro no serviço pré-hospitalar móvel de urgência e o
papel do enfermeiro dentro deste serviço. O propósito desta revisão é identificar os
conceitos-chave associados a um campo de estudo, além de elucidar as definições
operacionais e/ou restrições conceituais de um tema com base nas informações
atualmente disponíveis. Resultados: a scoping review realizada contou com uma
amostra final de 17 estudos, destes, quatro (23,50%) pesquisas com abordagem
quantitativa e 13 (76,50%) artigos qualitativos. Foi identificado que os enfermeiros
reguladores necessitam exibir um alto nível de conhecimento, capacitação, reflexão e
insight sobre a sua função na cadeia de sobrevivência, além da consciência dos
múltiplos fatores que impactam na tomada de decisão e no gerenciamento eficaz de
uma chamada à APH. Conclusão: amplos benefícios podem ser alcançados com
enfermeiros experientes no APH laborando na Central de Regulação das Urgências,
incluindo maior segurança do paciente e melhor uso de recursos de saúde. Sugere
se a construção e validação de protocolos para embasar a atuação do enfermeiro
regulador no Brasil, além de bundles assistenciais.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1819016 - DANIEL NOGUEIRA CORTEZ
Externo à Instituição - FÁBIO DA COSTA CARBOGIM
TAE - 2138740 - HEBER PAULINO PENA
Presidente - 1972032 - PATRICIA PERES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 08:59
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