Banca de DEFESA: HYGOR KLEBER CABRAL SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HYGOR KLEBER CABRAL SILVA
DATA : 31/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Videoconferência: https://meet.google.com/aqg-kqfh-daq
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE SATISFAÇÃO COM SERVIÇO DE TELESSAÚDE NO ATENDIMENTO A CASOS DE COVID-19: SATIS-COVID


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19; Telemedicina; Avaliação da Pesquisa em Saúde; Satisfação do Paciente.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) modificou o convívio social no nosso planeta, de janeiro de 2020 até hoje. Mudou formatos de encontros sociais, cultos religiosos, viagens e transportes. Todo sistema de ir e vir foi modificado para conter a disseminação do vírus (SARS-CoV-2), o isolamento social e o adoecimento das pessoas trouxeram pânico, revolta e caos nos sistemas de saúde. Esgotamento de leitos hospitalares, desaparecimento de equipamentos de proteção, de insumos médicos do comércio e escassez de recursos humanos trouxeram a necessidade de formas alternativas e inovadoras de assistência à saúde. Internacionalmente, a prática da atenção primária teve que se transformar em resposta à pandemia de COVID-19. Consequentemente, foi visto um aumento sem precedentes na utilização da ferramenta do telessaúde. Surge também uma necessidade de fornecer qualidade, ética e satisfação aos usuários. A telemedicina é uma inovação importante, no entanto, pouco se sabe sobre a satisfação do paciente e como essa alternativa vai modificar a prática clínica tradicional. Este trabalho trata-se da avaliação de um serviço de telessaúde com a proposta que os usuários acessem informações e teleconsultas relacionados a COVID-19 de forma remota, serviço implantado em dois municípios de Minas Gerais (Divinópolis e Teófilo Otoni), como resultado da parceria entre a Rede de Telessaúde de Minas Gerais, Secretarias Municipais de Saúde e Universidade Federal de São João del-Rei. Para a coleta de dados, foi aplicada, por meio de entrevista de pacientes atendidos pelo sistema TeleCOVID no período de 17/05/2020 a 28/02/2021, a escala Satis-COVID, adaptada de instrumento validado, composta por 10 itens distribuídos em uma dimensão: “Capacidade diagnóstica e manejo da doença”, “Satisfação com o acesso, com a utilização e com a assistência do Sistema TeleCOVID”. A entrevista para avaliação da satisfação com o atendimento recebido foi realizada por meio de contato telefônico. Inicialmente, foi realizada uma análise descritiva dos dados obtidos dos usuários elegíveis que responderam a escala e, na sequência, feitas as análises de correlação, da validade de construto e de consistência interna dos itens globais e de cada dimensão da escala Satis-COVID. Além da apresentação da satisfação global e estratificada dos usuários acerca do atendimento recebido pelo TeleCOVID.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 823.696.317-91 - CLAUDIA DI LORENZO OLIVEIRA - UFSJ
Externa ao Programa - 2651184 - ANDRESSA VINHA ZANUNCIO
Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE BATISTA DE FREITAS - SMS
Notícia cadastrada em: 30/08/2022 14:08
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