AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS
Programas e Políticas de Alimentação e Nutrição; Educação em Saúde; Alimentação Saudável; Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde.
As doenças crônicas não transmissíveis constituem um problema de saúde de grande magnitude, sendo um de seus principais determinantes a alimentação inadequada. Esse cenário exige políticas públicas efetivas que promovam assistência, bem como a qualificação dos profissionais para o desenvolvimento de ações de educação em saúde, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS). A promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) deve ser composta por estratégias que proporcionem aos indivíduos e coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas aos seus aspectos biológicos e socioculturais, bem como ao uso sustentável do meio ambiente. Nesse sentido, o Programa de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PPAAS) foi desenvolvido, numa perspectiva prática e efetiva, como uma forma de intervenção para apoiar o planejamento e o desenvolvimento de ações coletivas de PAAS na APS, com propostas de metodologias ativas e suporte teórico e prático para o desenvolvimento das ações que podem ser realizadas por todos profissionais de saúde. No
entanto, não basta dispor de um Programa, é necessário avaliar a sua implantação visando subsidiar o desempenho da intervenção proposta e a otimização dos processos de trabalho no planejamento e execução das ações educativas e de seus resultados. Diante disso, esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a implantação do PPAAS conduzido por profissionais da APS dos municípios Carmo do Cajuru e de Nova Lima - MG. Antes da avaliação propriamente dita, foi realizado um Estudo de Avaliabilidade, considerando análises de documentos, revisão teórica, descrição da intervenção, elaboração do modelo lógico do Programa, além da identificação e
validação das questões avaliativas que resultou no instrumento de medidas multidimensional para avaliar sua implantação, identificando potencialidades e fragilidades. No segundo momento, a avaliação da implantação do PPAAS foi realizada por meio da pesquisa de métodos mistos. A classificação do grau de implantação (GI) foi calculada por meio do instrumento de medidas multidimensional validado (estudo quantitativo), posteriormente houve a incorporação dos dados qualitativos para explicar o contexto da sua implantação. Na abordagem quantitativa utilizou-se pesquisa avaliativa na perspectiva da análise de implantação. Na abordagem qualitativa realizou-se estudo exploratório-descritivo utilizando a análise de conteúdo. Os dados qualitativos e quantitativos foram incorporados para análise a partir de sua imbricação. O GI do programa foi 92,5% representando uma implantação adequada. Na imbricação dos dados, a metodologia das ações propostas no PPAAS e a realização da atividade de Educação Permanente emergiram como foram pontos fortes convergentes. Os Recursos Humanos
insuficientes para planejamento e execução do programa, e a falta de cozinha para realização de oficina culinária foram apontados como desafios. Conclui-se que a implantação do programa foi adequada e poderá ser estendida para outros municípios brasileiros, de forma a apoiar os profissionais a estruturar intervenções de PAAS na rotina de trabalho na APS. O PPAAS, aqui analisado, pretende ser um orientador da mudança de prática no que se refere à abordagem da promoção da saúde ao apoiar os profissionais da APS a realizarem ações de PAAS práticas e efetivas, além de viáveis em relação ao tempo e infraestrutura disponível. Espera-se que esta
pesquisa contribua para o desenvolvimento e disseminação de atividades coletivas de alimentação e nutrição mais efetivas e para a qualificação dos profissionais para tal. Além de propor indicadores que contribuam para a melhor estruturação da avaliação das ações, questões estas consideradas emergentes na atualidade.