Banca de DEFESA: RODRIGO VINÍCIUS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO VINÍCIUS FERREIRA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/86592278800?pwd=TjdHVllkQXQyUWIwaXg5eWROMmJYUT09
Perfil Epidemiológico das Primeiras Internações por Covid-19 em um Centro de Atenção Terciário Brasileiro: Um estudo Retrospectivo

síndrome respiratória aguda grave; coronavírus; COVID-19; análise de sobrevida; fatores de risco.

Com o surgimento do novo coronavírus SARS-Cov-2, causador da epidemia por COVID-19, houve um aumento significativo no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em várias regiões do país. A pandemia trouxe uma demanda urgente por compreender o perfil epidemiológico dessa síndrome, especialmente em regiões específicas, como o interior do estado de Minas Gerais, onde o número de internações por síndromes gripais aumentou significativamente. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico dos casos hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por COVID-19 em um hospital terciário brasileiro, durante o período de janeiro de 2020 a maio de 2021. Ao abordar o perfil epidemiológico dos casos internados em um hospital terciário brasileiro, busca-se produzir informações relevantes para a gestão dos serviços de saúde relacionados às infecções respiratórias. Compreender as características demográficas dos pacientes, a gravidade dos sintomas, as comorbidades associadas, os tratamentos administrados e os desfechos clínicos é fundamental para direcionar estratégias de prevenção, diagnóstico e manejo clínico mais eficazes. Além disso, ao utilizar o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) como fonte de dados, pretende-se explorar a capacidade desse sistema em fornecer informações valiosas para a tomada de decisões em saúde pública diante de surtos de doenças respiratórias. Entre janeiro de 2020 e maio de 2021, 865 pacientes foram admitidos com SRAG na Santa Casa de Formiga e 181 morreram devido a complicações da doença (20,1%). Grande parte dos pacientes com SRAG testaram positivo para o SARS-CoV-2 (37%), sendo que a maioria dos óbitos foi relacionada a população com COVID-19 (92,3%). O perfil epidemiológico mostrou que a maioria dos pacientes com SRAG eram homens (57,1%), caucasianos (62,8%), com mais de 60 anos (58,1%) e escolaridade até o ensino fundamental (35,8%). A tosse foi o principal sintoma relatado no momento da admissão (68,7%) e mais da metade dos pacientes com SRAG apresentavam pelo menos um fator de risco para complicações da doença (55,3%). A minoria dos pacientes internados não havia vacinado contra a gripe (71,7%), e somente 4,5% usaram antivirais durante o tratamento da SRAG. Em relação a internação, grande parte dos pacientes ficaram internados nas enfermarias (80,7%) e uma menor parcela necessitou das unidades de tratamento intensivo (21,2%) ficando em média por 18 e 10 dias nesses centros, respectivamente. Fatores como sexo, idade, escolaridade, imunização contra a gripe, tempo de demora para internação, e tempo de permanência na enfermaria/UTI foram associados a maior letalidade por SG nessa população. Assim, os dados dispostos nesse estudo podem auxiliar os órgãos de gestão em saúde para planejar as ações de combate as infecções respiratórias futuras.

Presidente - 1544480 - EDUARDO SERGIO DA SILVA
Interno - 319693 - JOEL ALVES LAMOUNIER
Externa ao Programa - 1796963 - GYLCE ELOISA CABREIRA PANITZ CRUZ
Externo à Instituição - GIULIANO ROBERTO DA SILVA - CEMES