Banca de DEFESA: MARIANA MARCOLINO COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA MARCOLINO COSTA
DATA : 25/03/2022
LOCAL: Videoconferência

EFEITO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO NA CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA DE ADIPONECTINA EM CRIANÇAS COM SOBREPESO E OBESIDADE

Adiponectina, Obesidade, Sobrepeso, Criança, Exercício físico

Introdução. A obesidade é um estado de inflamação crônica relacionada a um maior risco para doenças, como hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose, dislipidemias e diabetes mellitus tipo dois, cujo controle é um desafio mundial. Existe uma associação inversa entre nível de exercício físico, níveis plasmáticos de adiponectina e desenvolvimento da obesidade, principalmente em crianças. Objetivo. Avaliar o efeito de um programa de intervenção de exercício físico na concentração plasmática de adiponectina em escolares com sobrepeso e obesidade. Método. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, cego, com escolares de seis a nove anos, com sobrepeso e obesidade, de escolas públicas de Ouro Preto. Foram acompanhadas 79 crianças, divididas em grupo controle e intervenção, submetidas a um programa de exercício físico por 10 meses. Foram avaliados níveis de adiponectina, perfil lipídico, glicemia e composição corporal. Nas comparações de médias e medianas entre os grupos foram utilizados teste T de Student e U de Man Whitney. A comparação das variáveis no mesmo grupo foi feita pelos testes T de Student ou teste T de Wilcoxon. Resultados. No grupo intervenção, foi observado, com significância estatística, uma redução do percentual de gordura corporal e triglicerídeos, enquanto no grupo controle ocorreu aumento significativo do IMC, colesterol total e triglicerídeos e redução da glicemia. Não foi observado aumento significativo da adiponectina. Na análise da diferença entre os grupos controle e intervenção, apresentaram significância estatística o peso, IMC, Colesterol total e Triglicerídeos, que tiveram maiores reduções no grupo submetido à atividade física. Conclusão. Os efeitos do exercício físico por um período prolongado acarretaram benefícios nos níveis de lipídios séricos, independentemente da perda de peso, mas não melhorou os níveis de adiponectina,  pois, sem mudanças na composição corporal, o exercício pode ter pouco ou nenhum efeito sobre adiponectina.

Interna - 1347706 - ALBA OTONI
Externo à Instituição - FLÁVIO DINIZ CAPANEMA - FHEMIG
Externa à Instituição - FRANCIANI RODRIGUES DA ROCHA
Presidente - 319693 - JOEL ALVES LAMOUNIER