Banca de DEFESA: ELTON WEIGLAS DE PAULA

DISCENTE : ELTON WEIGLAS DE PAULA
DATA : 26/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cdd-xzto-wdf

Estatística Circular: Um estudo direcional, via coordenadas geográficas, dos alunos aprovados na Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Media direcional; Desvio padrão circular; Funções trigonométricas; Boxplot circular.

A estatística circular tem aplicações em diversas áreas cujos dados sejam medidos em direções, ângulos ou tenham comportamento periódico, tais como: direção de migração de animais, dos ventos ou de materiais geológicos, horários de pico de trânsito ou de nascimento de inseto, além de coordenadas geográficas entre outros. No entanto, em nosso cotidiano, podemos avaliar instintivamente, de forma equivocada, dados com características angulares de forma clássica, utilizando a estatística descritiva linear. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar a teoria da estatística circular e comparar os resultados entre a estatística descritiva linear, ou seja, utilizada para dados na reta real, contemplada no ensino regular e a estatística circular, evidenciando a importância do estudo desta para dados angulares e apresentar gráficos circulares, com o auxílio do software R. Para aplicação da teoria foi utilizado um conjunto de dados reais das coordenadas geográficas das cidades de origem de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) comparando as medidas estatísticas de três diferentes anos de ingresso, obtendo-se em cada caso média, mediana e variância circular, além da construção do boxplot circular e teste de Rayleigh.

Presidente - 1247736 - CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
Interna - 1449337 - VIVIANE PARDINI VALERIO
Externo à Instituição - CLODOALDO TEODOSIO SANTANA DA SILVA - UFVJM
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 17:21