Banca de DEFESA: ROGERIO DOS SANTOS

DISCENTE : ROGERIO DOS SANTOS
DATA : 04/10/2023
LOCAL: meet.google.com/rzu-nkgx-ccc

Proposta de Ensino Baseado em Projetos Para o Letramento Estatístico no Novo Ensino Médio

Proposta de ensino; Novo Ensino Médio; Ensino de Estatística; Metodologias ativas; Uso do software Calc.

Esse trabalho traz a elaboração e aplicação de uma proposta de ensino no conteúdo de Estatística para alunos do 1º ano do novo Ensino Médio, utilizando-se da metodologia ativa baseada em projetos e com apoio do software LibreOffice Calc. Assim sendo, primeiramente, apresenta-se os principais fatos e mudanças ocorridas na educação básica, desde a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e as consequências que refletiram na educação básica do Brasil até a implantação do Novo Ensino Médio. A proposta de ensino foi realizada em três etapas, sendo a primeira de natureza conceitual sobre tópicos de Estatística descritiva, a segunda etapa visa o ensino do software LibreOffice Calc e a última etapa é de natureza prática e pretende a mobilidade dos conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores, sendo o produto final a elaboração e apresentação de um relatório manuscrito dos projetos desenvolvidos. Como resultado desta experiencia de ensino, e a partir das avaliações realizadas, pode-se constatar que a aprendizagem dos conceitos de Estatística descritiva ocorreu ao longo das três etapas de ensino. Finalmente, os alunos perceberam a importância da mobilidade dos conceitos teóricos em situações práticas, tornando sua aprendizagem mais significativa e contribuindo fortemente na consolidação dos conceitos estatísticos ensinados.

Presidente - 1714705 - JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
Interno - 1758734 - JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
Externa à Instituição - ROSICLER APARECIDA DE OLIVEIRA - CEFET/MG
Notícia cadastrada em: 06/09/2023 15:38