A Matematica Financeira na Educação Basica, com foco na Análise de Investimentos
Matemática Financeira, Equivalência de Capitais, Análise de Investimentos, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno.
Esta dissertação tem como objetivo destacar a importância da Matemática Financeira na formação básica dos alunos, trabalhando habilidades necessárias à tomada de decisões em operações de compra e venda e à análise de investimentos. Buscamos mostrar que algumas habilidades desenvolvidas no ensino básico servem de embasamento teórico a uma visão mais investigativa, que proporcione a construção de modelos e resolução de problemas, fornecendo condições à abordagem de conteúdos da Matemática Financeira que, geralmente, são trabalhados apenas no ensino superior. O desenvolvimento do trabalho nos levou ao estudo de dois dos principais métodos matemáticos utilizados na ``Análise de Investimentos'' (Método do Valor Presente Líquido - VPL e Método da Taxa Interna de Retorno - TIR), fornecendo aos professores da educação básica subsídios necessários ao ensino inicial deste importante ramo da Matemática Financeira. O trabalho foi realizado através da descrição e análise matemática de cada uma das duas técnicas de análise de investimentos, e posterior estudo de algumas aplicações (trabalhadas algebricamente e com a calculadora financeira HP-12C). É importante ressaltar que toda a teoria matemática envolvida no trabalho alicerça-se na equivalência de capitais onde, através do deslocamento de capitais no tempo, desenvolvemos os dois métodos de análise de investimentos.