Banca de DEFESA: CAYO CÉSAR VIANA DE LIMA

DISCENTE : CAYO CÉSAR VIANA DE LIMA
DATA : 26/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/cdd-xzto-wdf

DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2019 CONSIDERANDO VARIAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

ENEM; Análise Estatística; Dependência Administrativa.

Este estudo verifica o desempenho geral dos estudantes concluintes do Ensino Médio no ano de 2019 provenientes de escolas do Estado de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Por meio dos dados fornecidos pelo Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, lançou-se mão da estatística descritiva considerando as seguintes variáveis: dependência administrativa escolar, sexo, raça, renda, escolaridade dos pais, notas a fim de relacioná-las ao desempenho desses estudantes conforme o perfil socioeconômico. Ao todo, contabilizam-se as notas de 91540 alunos de escolas particulares, federais, estaduais, municipais e dos Colégios Tiradentes da Polícia Militar (CTPM). Os dados apontam que, apesar de a maioria dos estudantes que realizaram o ENEM 2019 e que concluíram o Ensino Médio neste mesmo ano, serem matriculados nas escolas estaduais, estas instituições apresentaram as menores médias em todas as áreas de conhecimento da prova. A média das notas das escolas particulares, por sua vez, foi superior a todas as outras instituições em todas as áreas e segue um padrão nacional. A investigação evidencia como as variações socioeconômicas contribuem para um quadro mais amplo por meio do qual as desigualdades constituem barreiras para a melhoria do desempenho escolar e para a democratização do ensino no Brasil.

Presidente - 1247736 - CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
Interna - 1449337 - VIVIANE PARDINI VALERIO
Externo à Instituição - EVERTON LUIZ DE PAULA - UFVJM
Notícia cadastrada em: 02/07/2021 19:49