Banca de DEFESA: RICARDO VIEIRA LIMA

DISCENTE : RICARDO VIEIRA LIMA
DATA : 21/07/2021
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/afj-nfhp-uey

Cálculo Diferencial e Integral: aspectos da disciplina na formação do professor de Matemática e propostas de sequências didáticas para alunos de Ensino Médio

Cálculo; Formação do professsor de Matemática; Ensino de Matemática.

O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina presente em diversos cursos de graduação, não somente das áreas das Ciências Exatas. Conteúdos específicos dessa disciplina são aplicados em diversas áreas do conhecimento, fornecendo relevantes contribuições científicas para a sociedade. Nos cursos de formações de professores de Matemática, essa disciplina é obrigatória. Diante desse fato, buscamos, neste trabalho, analisar o Cálculo Diferencial e Integral na formação do professor de Matemática. Para isso, realizamos um estudo dos documentos oficiais que orientam a implementação desses cursos, bem como trabalhos que tratam a respeito do Cálculo em cursos de graduação, em particular, nos cursos de licenciatura em Matemática. O Cálculo e o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) também foi objeto de investigação desse trabalho. Através do banco de dissertações do referido mestrado, selecionamos trabalhos de conclusão que tratam de tópicos dessa disciplina e fizemos um levantamento das principais características desses trabalhos. Por fim, é proposto, nesse trabalho, um material didático e sequências didáticas sobre Limite, Derivada e Integral, que podem subsidiar o professor de Matemática na elaboração de um projeto de ensino para os últimos anos do ensino básico. A ideia é que esse projeto envolva alunos que visam o ingresso em cursos de graduação na área de Ciências Exatas ou outros cursos que contemplem a disciplina Cálculo Diferencial e Integral.

Presidente - 1720111 - ANDREIA MALACARNE
Interna - 1695263 - ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
Externo à Instituição - FRANCIS FÉLIX CÓRDOVA PUMA - UFSC
Notícia cadastrada em: 09/07/2021 14:40