Banca de DEFESA: HELIANE SANTOS PENHA

DATA : 13/08/2021
LOCAL: meet.google.com/wkb-pkhj-wca

Resolução de Sistemas Lineares e sua Aplicabilidade no Ensino Médio

Sistemas Lineares; Existência e Unicidade de Soluções de Sistemas Lineares; Método diretos e iterativos; Resolução de Problemas; Ensino Médio.

Este trabalho aborda uma perspectiva para resolução de sistemas lineares e sua aplicabilidade no Ensino Médio, em que é dada ênfase ao estudo da existência e unicidade de soluções de sistemas lineares bem como as técnicas analíticas e numéricas para encontrar soluções, caso existam, através de métodos como:  Eliminação Gaussiana, Fatoração , Método de Jacobi, Método de Gauss-Seidel bem como analisar-se-á as técnicas de resolução de sistemas lineares mais comuns nas escolas de Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apontar a importância do ensino de sistemas lineares no ensino médio e contribuir no sentido de tornar estes conteúdos matemáticos mais significativos para os alunos. A ideia principal defendida no presente trabalho é que, quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano. A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, a partir do momento que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive. Assim pois, trata-se de uma proposta para o ensino de sistemas de equações lineares em que são apresentados tópicos contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio bem como complementar este assunto com outros métodos analíticos e numéricos, de maneira que o estudante tenha uma visão mais ampla sobre a gama de métodos e problemas que podem ser contemplados. Para isso, é proposto um plano de aulas em que são apresentadas as principais ferramentas teóricas, bem como a solução de problemas contextualizados através de diferentes técnicas analíticas e numéricas.

Presidente - 1714705 - JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
Interno - 1758734 - JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
Externo à Instituição - SANTOS ALBERTO ENRIQUEZ REMIGIO - UFU
Notícia cadastrada em: 30/07/2021 15:06