PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: FRANCIELLE CRISTINA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIELLE CRISTINA DA SILVA
DATA : 15/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=SUGSicFIHcQ
TÍTULO:

EXPANSÃO URBANA EM DIAMANTINA - MG: UMA ANÁLISE A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO RESIDENCIAL JARDIM IMPERIAL (2009- 2019)


PALAVRAS-CHAVES:

 Expansão urbana; novos loteamentos; segregação socioespacial.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

O presente trabalho visa compreender o processo de expansão urbana em Diamantina – MG, após a implantação de novos loteamentos habitacionais, situados no Residencial Jardim Imperial. Trata-se, especificamente, de um olhar sobre a porção noroeste da cidade, a qual compreende empreendimentos imobiliários promovidos pela empresa Planejar Engenharia de Projetos e Negócios LTDA. Partimos do pressuposto que a produção do espaço, nestas áreas, está atrelada à ação de agentes produtores do espaço o que estimula, de alguma maneira, aspectos relacionados à segregação socioespacial. Os procedimentos metodológicos utilizados compreenderam 2 etapas: 1) Coleta de dados por meio de levantamento bibliográfico referentes às temáticas pertinentes ao foco de estudo (produção do espaço urbano; cidade como mercadoria; e segregação socioespacial) e pesquisa exploratória no banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Prefeitura Municipal de Diamantina – PMD; visitas in loco, para averiguação empírica dos objetivos propostos e a obtenção dos registros fotográficos; e, por fim, a aplicação do questionário ao público alvo. O trabalho apresenta-se dividido em três capítulos: O Capitulo I expõe o arcabouço teórico. No Capítulo II apresentamos a expansão urbana da cidade, desde o ciclo do ouro à atualidade e, finalmente, o Capítulo III, onde foi apresentada a compilação de todos os dados coletados. Concluímos que o direcionamento da expansão urbana no vetor noroeste da cidade está atrelado à implantação destes empreendimentos imobiliários. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1896246 - MARCIO ROBERTO TOLEDO
Interna - 1849176 - DANIELA ABRITTA COTA
Externo à Instituição - HUMBERTO CATUZZO - UFVJM
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 08:11
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06