PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ WAGNER NOVAIS HONORIO

DISCENTE : LUIZ WAGNER NOVAIS HONORIO
DATA : 25/02/2021
LOCAL: Universidade Federal de São João del-Rei (formato on-line)

Análise da Variabilidade Pluviométrica e sua Relação com o Relevo e Vegetação na Região Sul do Estado da Bahia.

Variabilidade de Chuvas. Pluviometria. Relevo.

A água é um agente determinante para a vida na Terra e para a civilização humana, tendo como importante fenômeno os processos de precipitação meteórica para a modulação do clima. Dessa forma, este estudo foca na análise e caracterização espacial e temporal do comportamento das chuvas da região sul do estado da Bahia, e sua relação com as formas do relevo no período entre os anos de 1989 a 2018. O intervalo de 30 anos como recorte espacial foi definido a partir de recomendação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), para estudos de constituintes climáticos. Estão sendo utilizados dados de dezoito estações pluviométricas, disponibilizados através do portal HidroWeb da Agência Nacional de Águas (ANA), e dados fornecidos pela plataforma Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station (CHIRPS). A estações pluviométricas foram selecionadas, dentre outras, presentes na área de estudo, por possuírem melhor coleção de dados. Os dados de relevo foram obtidos através do Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) com imagens extraídas do Earth Explorer da United States Geological Survey (USGS). As imagens de satélite foram processadas através do software Qgis 3.10, usando também shapefiles da base cartográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2019. O mesmo software foi utilizado na confecção dos mapas interpolados das estações de superfície, gerando médias mensais e anuais para o recorte temporal analisado. Entre os resultados preliminares obtidos durante a pesquisa, se mostrou válida a utilização da ferramenta CHIRPS, a partir de comparação dos valores mensurados aos valores das estações de superfície. Quanto à distribuição espacial das chuvas na região, notou-se alta variabilidade espacial, com a presença de valores acentuados ao norte da área de estudo, com precipitação média anual de 2034 mm, encontrado na estação Valença. E valores médios anuais mais baixos, de 762 mm, em Itajú da Colônia. De uma década analisada para outra, foi observada uma redução nos valores médios de chuvas anuais de cerca de 100 mm. As análises e discussões ainda se encontram em andamento e serão complementadas e apresentadas na versão final da dissertação de mestrado.

Interna - 2172566 - CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
Interno - 2029209 - ANDRE BATISTA DE NEGREIROS
Externo à Instituição - RONALDO LIMA GOMES - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 27/01/2021 10:47