TRANSFORMANDO PRÁTICAS E CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CRIATIVIDADE E REDES SOCIAIS
Sustainability, Creative Processes, Conscious Consumption, Social Media.
A preocupação com questões ambientais está crescendo, tornando-se cada vez mais
proeminente na sociedade. É importante ter em mente que essas questões terão impactos tanto a
curto, médio quanto a longo prazo e influenciarão o mundo como um todo. A Educação Ambiental
emerge como uma opção viável para cultivar um indivíduo ecologicamente consciente, cuja
preocupação se estende além de seu próprio eu, abrangendo o ambiente em que vive. Isso promove
a construção de uma identidade ambiental, capacitando-o a atuar como um catalisador de
mudanças na preservação do meio ambiente. Assim, torna-se evidente a complexidade do papel
do professor, uma vez que requer a elaboração de estratégias pedagógicas que despertem o
interesse dos alunos e que também garantam a consolidação do conhecimento adquirido. A
utilização de abordagens metodológicas inovadoras e tecnologias pode se apresentar como um
método a ser explorado, colocando o aluno como protagonista do processo educacional,
promovendo sua inclusão, reflexão e autonomia na construção de sua aprendizagem.
Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar os processos criativos utilizados com
alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, especificamente nos anos iniciais, com o propósito de
efetivar o ensino de Educação Ambiental (EA). Espera-se como resultado dessa pesquisa
determinar se esses métodos são eficazes em envolver, despertar interesse, promover a
participação e conscientizar os estudantes em relação às questões ambientais abordadas.