Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRIA APARECIDA DO ESPIRITO SANTO E SANTOS

DISCENTE : MIRIA APARECIDA DO ESPIRITO SANTO E SANTOS
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Universidade Federal de São João del Rei

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL: ESTUDO DA ALOCAÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Dimensionamento, Técnicos administrativos, Universidade Federal.

A administração pública no Brasil passou por transformações significativas que favoreceram a implementação de políticas públicas educacionais. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, Reuni, foi uma ação integrante de uma política pública educacional do governo federal que visou a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, possibilitando a interiorização dos campi e uma oportunidade histórica de as instituições planejarem sua própria expansão. Por outro lado, a criação do REUNI gerou grandes impactos para as áreas administrativas das instituições. A ampliação do quadro de servidores técnicos administrativos não contemplou o aumento do volume de trabalho, talvez devido à limitação orçamentária ou à falta de um modelo de dimensionamento que desse suporte para tal. Dessa forma propôs-se analisar a alocação de pessoal técnico administrativo da UFSJ, procurando verificar a percepção desses servidores quanto à possível sobrecarga de trabalho. Ainda, propõe-se verificar a metodologia abordada pelo MEC para calcular o quantitativo de servidores a partir do modelo de dimensionamento intitulado “Modelo de Composição do Quadro de Servidores Técnico- administrativos em Educação – Modelo QSTAE”. Por fim, está pesquisa é de caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa e quantitativa. O Levantamento de dados qualitativos se dará a partir de entrevista com o gestor da área de administração de pessoal da instituição a fim de se compreender na visão da gestão, o formato dos procedimentos de dimensionamento de pessoal e a adequação do quadro de servidores da instituição. O levantamento de dados quantitativos se dará por meio de pesquisa bibliográfica, documental, além da aplicação de questionário objetivo aos servidores técnicos administrativos, com o intuito de verificar sua percepção quanto ao volume de trabalho. A partir do estudo, pretende se realizar um diagnóstico da alocação dos servidores da instituição pesquisada, de forma a conhecer o perfil do servidor, verificando uma possível defasagem ou distorções de alocação, bem como a percepção desses servidores quanto à adequação do quadro de pessoal da instituição.

Presidente - 1885667 - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
Externo ao Programa - 2700839 - JEAN CARLOS MACHADO ALVES
Externa à Instituição - MARILENE DE SOUZA CAMPOS - UFV
Notícia cadastrada em: 11/08/2023 11:56