Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIA FERREIRA MARIANO DA PAZ

DISCENTE : LIDIA FERREIRA MARIANO DA PAZ
DATA : 21/03/2023
LOCAL: on line

MÃE TRABALHADORA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR E A CONCILIAÇÃO COM O ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DOS FILHOS

Instituição de Ensino Superior. Mães. Acompanhamento Educacional dos Filhos. Teletrabalho. Trabalho Híbrido.

O estudo sobre a “Mãe trabalhadora em uma Instituição Federal de Ensino Superior e a conciliação com o acompanhamento escolar dos filhos” tem por objetivo geral investigar como as servidoras, de cargo técnico administrativo em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), lidam em suas vidas cotidianas para conciliar o acompanhamento escolar de seus filhos com as atribuições inerentes ao trabalho. Como objetivos específicos será descrito, por meio de pesquisa bibliográfica, a evolução da mulher no mercado de trabalho e, especificamente, no mercado brasileiro; destacar, por meio de pesquisa bibliográfica, as dificuldades das mulheres no acompanhamento dos filhos, em sua vida escolar no processo de ensino e aprendizagem, com a conciliação da carreira profissional; analisar o caso de servidoras técnico administrativas em uma IFES; e, propor critérios em normativas de trabalho remoto ou híbrido que considerem a especificidade da mulher trabalhadora no acompanhamento escolar de seus filhos na infância. A metodologia da pesquisa será direcionada, inicialmente, por uma revisão bibliográfica e pesquisa documental. Posteriormente, será complementada por meio de registros etnográficos e de entrevistas semiestruturada vislumbrando o desenvolvimento do tema proposto. Os resultados esperados evidenciam a identificação dos desafios e possibilidades das mães que trabalham na instituição de ensino superior em conciliar o acompanhamento escolar dos filhos, primando após a análise a construção de proposta normativa de trabalho remoto ou  híbrido para que as funcionárias possam acompanhar a vida educacional de seus filhos.

Presidente - 1549638 - GUSTAVO MELO SILVA
Externo ao Programa - 1810329 - VELCIMIRO INACIO MAIA
Externa à Instituição - Teresa Cristina Janes Carneiro - UFES
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 12:45