Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA LUCIA DE OLIVEIRA MENEGHINI

DISCENTE : VERA LUCIA DE OLIVEIRA MENEGHINI
DATA : 22/09/2023
LOCAL: UFSJ

Desafios para implementação da governança em contratações públicas de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra na Universidade Federal de São João del-Rei

Governança das contratações públicas, dedicação exclusiva de mão de obra, desafios, estratégias de superação.

A governança das contratações públicas é uma área de estudo essencial para assegurar a eficiência, a transparência e a qualidade dos processos de contratação no setor público. O regime de dedicação exclusiva de mão de obra, por sua vez, apresenta particularidades que exigem uma abordagem específica em termos de governança. Diante deste cenário, esta dissertação tem como objetivo analisar os desafios enfrentados na implementação da governança das contratações públicas de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e propor estratégias para superar tais desafios. A pesquisa examina como a governança é conceituada, planejada e executada nas contratações públicas da universidade, destacando as definições do Tribunal de Contas da União sobre os três mecanismos-base: liderança, estratégia e controle. Estes mecanismos associados a um conjunto de práticas garantem as condições básicas para uma boa governança no setor público, com riscos aceitáveis. O estudo será conduzido por meio de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, análise de documentos e normativos institucionais, entrevistas com gestores e servidores envolvidos no processo de contratação e observação direta das possíveis práticas adotadas na UFSJ.

Presidente - 1101125 - GERALDO MAGELA JARDIM BARRA
Interna - 1544639 - CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
Externo ao Programa - 1043905 - MARIO SERGIO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E OLIVEIRA - UFJF