Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS PEREIRA MODESTO

DISCENTE : MATHEUS PEREIRA MODESTO
DATA : 27/09/2023
LOCAL: online

Responsabilidade Socioambiental nas Organizações Públicas: Gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em uma Instituição Federal de Ensino Superior

Palavras- Chave em português: Responsabilidade Socioambiental, Administração Pública,
Gestão Patrimonial, Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, Políticas públicas
ambientais.

PÁGINAS: null

A crescente presença da tecnologia digital em todos os aspectos da vida social tem impulsionado mudanças nas interações virtuais e sua incorporação na vida dos indivíduos e da sociedade. Nesse contexto, as expectativas em relação aos serviços prestados pela administração pública têm se elevado. O setor público brasileiro tem acompanhado essa tendência, promovendo a digitalização de suas atividades e projetos inovadores que facilitam a interação entre cidadãos e governo. No entanto, o aumento do consumo de Equipamentos
Eletroeletrônicos (EEE) tem gerado um crescente fluxo de lixo eletrônico, tornando a reciclagem e o desenvolvimento sustentável questões de extrema importância. Esta pesquisa aborda o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Brasil, localizada no estado de Minas Gerais, investigando o acúmulo de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos nos depósitos da instituição e propondo soluções para mitigar tal problema. A metodologia empregada compreenderá um estudo de caso na IFES, utilizando coleta de dados documentais, observacionais e aplicação de questionários para compreender as razões do acúmulo de bens móveis inservíveis de TIC e a percepção dos servidores sobre a responsabilidade socioambiental e gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Os dados quantitativos obtidos serão analisados utilizando o software R cloud versão 4.1.0. Será realizada uma análise multivariada de dados. Com base nos resultados, será elaborado um plano de ação com foco na melhoria da gestão patrimonial e no gerenciamento adequado dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. A relevância deste estudo reside na contribuição para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas públicas ambientais, educacionais e sociais relacionadas à destinação correta de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Além disso, está em consonância com os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Agenda Ambiental da Administração Pública do Governo Federal brasileiro (A3P).

Externo à Instituição - JANDERSON MARTINS VAZ
Externo à Instituição - DANILO DE OLIVEIRA SAMPAIO
Interno - 1101125 - GERALDO MAGELA JARDIM BARRA
Presidente - 2503509 - LUIZ GUSTAVO CAMARANO NAZARETH