AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE: PROPOSTA DE AÇÕES ADMINISTRATIVAS PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Avaliação Institucional, Avaliação Docente pelo Discente, Ações Administrativas.
A avaliação é fundamental para garantir a qualidade e o aperfeiçoamento das atividades acadêmico-administrativas nas Instituições de Ensino Superior (IES). No Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) promove a avaliação de instituições, cursos e desempenho acadêmico dos estudantes, abrangendo tanto o caráter externo às IES, por meio da regulação, como o caráter interno, prevendo um processo de autoavaliação como instrumento para a construção de um bom ensino. Na esfera da avaliação interna das IES, destaca-se a avaliação dos docentes pelos discentes, um mecanismo de autoavaliação mundialmente estabelecido, que objetiva aperfeiçoar a prática pedagógica. Na literatura nacional, embora haja vários estudos importantes sobre a construção, validade e confiabilidade de questionários e/ou escalas para esse tipo de avaliação, pode-se afirmar que ainda há uma lacuna sobre o impacto real das avaliações docentes e, principalmente, sobre as decisões tomadas com base nos respectivos resultados. Neste contexto, o presente estudo visa propor um conjunto de ações administrativas para os coordenadores de cursos de graduação, a partir dos resultados das avaliações dos docentes pelos discentes em uma Instituição Federal de Ensino Superior de São João del-Rei/MG. Para atingir esse propósito, será realizada uma pesquisa quantitativa de natureza aplicada. Por meio da análise dos resultados e da identificação de pontos fortes e pontos fracos nas avaliações dos docentes, pretende-se que as ações propostas aos coordenadores de cursos contribuam para a melhoria da gestão institucional, possibilitando que a avaliação não se resuma à simples coleta dos feedbacks dos discentes, mas que seja, de fato, um processo contínuo e sistemático de reflexão e aperfeiçoamento.