AÇÕES AFIRMATIVAS DE PERMANÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
Políticas públicas educacionais; ações afirmativas; ensino superior; permanência estudantil.
A redemocratização do país após 1988 possibilitou a ascensão de políticas
públicas direcionadas a grupos historicamente excluídos, a fim de impulsionar a redução
das desigualdades, as quais pressionam as minorias sociais. Em relação à educação, a
democratização de oportunidades de acesso ao ensino superior passou por mudanças
significativas e históricas ao adotar políticas de ações afirmativas possibilitando o acesso
as instituições superiores de ensino de alunos advindos de escolas públicas e de baixa
renda, bem como de cidadãos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e
autodeclarados pretos e pardos. Diante desse contexto, o presente trabalho analisará as
políticas de permanência para discentes que acessaram a pós-graduação por meio de
cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) com vistas a identificar a
contribuição dessas para permanência dos alunos beneficiados no âmbito da pós-
graduação stricto sensu. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa de natureza qualitativa,
será conduzida por meio das técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental,
além do uso de um questionário aberto com atores do processo da implementação das
políticas de permanência para discentes da pós-graduação. Por fim, os dados obtidos
serão examinados por meio da análise de conteúdo por Bardin.