A ergonomia em instituições públicas federais de ensino: um estudo sobre as políticas públicas de qualidade de vida do servidor público federal com enfoque em ergonomia
Ergonomia. Qualidade de Vida no Trabalho. Técnicos-Administrativos em Educação. Servidores Públicos. Administração Pública
A ergonomia investiga a relação entre o ser humano e o ambiente de trabalho, observando as dimensões física, cognitiva e organizacional, visando a melhor adaptação possível do trabalho ao homem mitigando os efeitos negativos e penosidades. Nesse sentido, esta dissertação propõe-se a explorar o papel da ergonomia na promoção da qualidade de vida, direcionando seu foco para o contexto laboral. Especificamente, busca compreender como as instituições públicas federais de ensino estão viabilizando práticas de ergonomia na organização do trabalho. Justifica-se o estudo pela necessidade de eficiência e eficácia dos serviços prestados pelos servidores públicos, que dependem em grande parte de condições adequadas para a realização do seu trabalho. Então, será uma oportunidade de oferecer um panorama propício para a implantação de ações de ergonomia com respaldo científico, além da qualidade de vida dos próprios trabalhadores e trabalhadoras das instituições estudadas. Por último, é relevante ressaltar que esta dissertação buscará integrar evidências empíricas e teóricas, fundamentadas em fontes confiáveis e atualizadas, para subsidiar suas análises e conclusões. Serão explorados estudos científicos, normas técnicas e legislação pertinente, a fim de fornecer um embasamento sólido para a discussão proposta. Como objetivo final, visa oferecer produto técnico que forneça subsídios teóricos e práticos para a implementação de ações de ergonomia centradas na noção de qualidade de vida no trabalho pelas instituições pesquisadas, a partir dos métodos mais consistentes compreendidos, que melhorem a qualidade de vida no trabalho do servidor público.