Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL VINICIUS NONATO

DISCENTE : RAFAEL VINICIUS NONATO
DATA : 16/08/2021
LOCAL: online

AVALIAÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI: A HETEROIDENTIFICAÇÃO

Política Pública, Ações Afirmativas no Ensino Superior, Avaliação de Políticas Públicas e Comissão de Heteroidentificação.

Os resquícios da sociedade escravocrata brasileira ainda é presente e causa sérios danos à população negra. Buscando minimizar esse descalabro, foram adotadas políticas públicas no âmbito educacional a fim de reservar vagas para população negra, as chamadas “cotas” em processos seletivos para ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior. No entanto, após a implementação da lei nº 12.711, as vagas reservadas à população negra foram ocupadas por pessoas não negras e com isso realizaram-se denúncias nos órgãos competentes para apuração, exigindo do Estado a implementação de ferramentas que garantisse a reserva. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de seleção dos candidatos cotistas (AF1B1/L2, AF1B2/L10, AF2B1/L6 e AF2B2/L14) de graduação presencial da Universidade Federal de São João del- Rei, entre 2019 e 2021, a partir da implementação da Comissão de Hetereoidentificação. Para tal análise, foi realizada busca nos documentos institucionais.

Presidente - 2308827 - CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
Interna - 2577644 - VANIA APARECIDA REZENDE
Interno - 1549638 - GUSTAVO MELO SILVA
Externo à Instituição - VICTOR CLÁUDIO PARADELA FERREIRA - UFJF