A CONSTRUÇÃO DA CENA A PARTIR DA COSMOVISÃO DAS RELIGIOSIDADES DE ORIGEM CENTRO-AFRICANA NO BRASIL
Construção da Cena; Candomblé de Angola; Centro-africanos; Kandenge; Confere.
A presente dissertação tem por objetivo analisar dois experimentos cênicos realizados no âmbito universitário, intitulados “Kandenge – o cantador de uma história brasileira” e “Confere”, tomando como referência os elementos e perspectivas da cosmovisão das religiosidades de origem centro-africana no Brasil, debruçando-se sobre a investigação da cosmovisão dessas religiosidades como conjunto de saberes e signos que fornecem outras possibilidades para a construção da cena teatral e nesse sentido, a pesquisa se desenvolve a partir da análise da formação da cosmovisão do candomblé de Nação Angola em território brasileiro como um processo de negociações constantes entre suas perspectivas e outras perspectivas culturais no decorrer do movimento afro-diaspórico. Dessa forma, ao se debruçar sobre a investigação da cosmovisão do Candomblé de Angola como base de saberes que possam fornecer outras formas para a construção da cena, essa pesquisa busca fomentar um diálogo entre essa religiosidade que se estabeleceu no Nordeste brasileiro e outras formas de manifestações religiosas também oriundas dos povos centro-africanos, que se desenvolveram em outras regiões do Brasil, traçando um quadro comparativo entre essas práticas e as religiosidades praticadas na África Central.