Banca de DEFESA: RONALDO ALVES MARQUES JÚNIOR

DISCENTE : RONALDO ALVES MARQUES JÚNIOR
DATA : 05/03/2021
LOCAL: meet.google.com/hge-kivp-qph

Estudo de critérios de distribuição de vacinas com doses limitadas - uma abordagem baseada em redes complexas

SIR, redes complexas, epidemiologia, algoritmos genéticos, centralidade

O interesse pela dinâmica e a compreessão das características de disseminação de doenças infectocontagiosa datam de mais de dois séculos. Diversas perspectivas podem ser consideradas nesses estudos, onde há um apreço especial pela imunização. A escolha assertiva de grupos de indivíduos a serem imunizados pode impactar diretamente na dinâmica de contaminação, tanto na proteção de partes da população quanto na minimização da velocidade de contágio. Tal tarefa é importante e desafiadora em cenários de epidemias com número reduzidos de doses disponíveis, por envolver inúmeras combinações de escolhas.

O objetivo deste trabalho é propor uma melhora em uma metodologia para a escolha de indivíduos a serem imunizados baseada em algoritmo genético, que utiliza o modelo epidemiológico SIR para avaliação dos diferentes conjuntos propostos. Sua efetividade será verificada através de um estudo comparativo com critérios que utilizam de métricas de centralidade em redes e de uma escolha aleatoria de indivíduos. Os resultados obtidos por experimentos que simulam epidemias com a vacinação por cada um dos critérios serão avaliados sob as perspectivas que consideram o número de indivíduos afetados, o maior número de infectados em um mesmo instante e a taxa de contaminação estimada. Os resultados obtidos indicam que a escolha sistemática de indivíduos é uma decisão acertada para este tipo de problema e que os resultados obtidos pela metodologia de otimização são equivalentes aos resultados entregues pelas principais métricas de centralidade utilizadas em redes complexas.

Presidente - 1777390 - CAROLINA RIBEIRO XAVIER
Interno - 1803365 - VINICIUS DA FONSECA VIEIRA
Interno - 1742853 - RAFAEL SACHETTO OLIVEIRA
Externo à Instituição - RODRIGO WEBER DOS SANTOS - UFJF