Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLY MORATO DAMASCENO GONCALVES

DISCENTE : MICHELLY MORATO DAMASCENO GONCALVES
DATA : 17/09/2021
LOCAL: CAMPUS VIRTUAL

MAPEAMENTO DA INOVAÇÃO DESENVOLVIDA NOS INSTITUTOS FEDERAIS, UNIVERSIDADES PÚBLICAS E UNIVERSIDADES PRIVADAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS

Sistema Regional de Inovação. Centro-Oeste de Minas Gerais. Propriedade Intelectual. Transferência de Tecnologia. Empreendedorismo.

Um Sistema Regional de Inovação é caracterizado pela ação integrada entre seus atores: empresas, universidades, institutos de pesquisa, Escritórios de Transferência de Tecnologia e agentes financiadores públicos e privados a fim de facilitarem as inovações em nível regional. Considerando que a universidade é o principal agente produtor de conhecimento no âmbito dos Sistemas de Inovação, a presente pesquisa tem como objetivo geral realizar o mapeamento da inovação gerada nos institutos federais, universidades públicas e privadas sediadas na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Para tal foi aplicado um questionário semiestruturado aos gestores dos NIT ou pessoa indicada pelos diretores dos campi das instituições participantes. Participaram da pesquisa 11 Instituições de Ensino Superior sediadas em cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais, sendo cinco campi de institutos federais, três campi de universidades públicas e três campi de universidades privadas. Todas as perguntas foram relativas à inovação gerada somente nos campi localizados na região Centro-Oeste de Minas Gerais e não na instituição como um todo e tinham como temas a propriedade intelectual, transferência de tecnologia e incentivo ao empreendedorismo. Os resultados demonstraram o potencial de apoio à inovação pela maior parte das IES pesquisadas, que em sua maioria possuem propriedades intelectuais protegidas e realizam atividades de apoio ao empreendedorismo. No entanto, o pequeno número de transferências de tecnologia ao setor produtivo, demonstra a necessidade de melhorar a relação com as empresas da região. Para isso uma importante ação seria a implantação de NIT nos campi da região.

Externo à Instituição - ADRIANO GUIMARAES PARREIRA
Externo à Instituição - EDÍLSON HÉLIO SANTANA
Externo à Instituição - JOAO INACIO SOLETTI
Presidente - 1675931 - PAULO AFONSO GRANJEIRO