Banca de DEFESA: GISELE AMANDA DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISELE AMANDA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA : 27/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/vqg-kfqn-raq
TÍTULO:

GESTÃO DO CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

pós-graduação; Plataforma Sucupira; CAPES; gestão do conhecimento.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

A avaliação da qualidade na educação é um marco importante para garantir uma educação ativa, inovadora, eficaz e que atenda aos padrões de eficiência internacionais. Globalmente, a avaliação da pós-graduação é um processo dinâmico que, adotado como estratégia de melhoria contínua, mantém a qualidade do ensino e garante a aplicabilidade dos resultados de suas pesquisas científicas. No Brasil este processo é controlado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão governamental que acompanha os programas, fomenta e avalia seu desenvolvimento, atuação social e internacional. O processo avaliativo realizado pela CAPES é conduzido por comissões de área e utiliza-se da Plataforma Sucupira para coleta dos dados dos programas para geração de relatórios e indicadores de qualidade. O preenchimento desta plataforma é realizado pelos gestores dos programas de pós-graduação, que são os responsáveis por coletar os dados pertinentes à avaliação junto aos discentes, docentes e sistemas administrativos e lançá-los de maneira eficiente na Plataforma Sucupira. Nesse contexto, é importante compreender o processo avaliativo da CAPES e a complexidade de utilização da Plataforma Sucupira pela percepção dos gestores dos programas de pós-graduação. Este trabalho se propôs a identificar a maneira como os gestores dos cursos de pós-graduação da grande área de Administração percebem o processo de coleta e lançamento dos dados na Plataforma Sucupira, como é realizada a gestão destes dados por estes gestores e qual o papel da avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES na percepção dos gestores. Com base nisso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para melhor familiarização com o tema da pesquisa e a aplicação de um questionário semiestruturado para levantamento de dados primários junto ao público estudado. Para análise dos dados utilizou-se da técnica de triangulação. Ao final da pesquisa, concluiu-se que os gestores dos programas de pós-graduação reconhecem a importância do credenciamento e avaliação da CAPES para o crescimento e consolidação da pós-graduação nacional. Todavia, observou-se que há uma lacuna no processo avaliativo, acompanhado de certa dificuldade dos gestores de pós-graduação em coletar e gerir as informações do programa a fim de alcançar uma melhor avaliação junto a CAPES, traduzindo os reais resultados aferidos pelos programas . Percebeu-se também que, conforme já apontado pela literatura, a utilização de ferramentas e de práticas de gestão do conhecimento são essenciais para se garantir uma efetiva gestão dos programas, objetivando assim, uma boa avaliação dos mesmos pela CAPES.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1757978 - DANIEL BONOTO GONCALVES
Externa ao Programa - 1540495 - LUCIANA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS LIMA
Externo à Instituição - DALTON CHAVES VILELA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/05/2022 16:38
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