Banca de QUALIFICAÇÃO: João Vítor Santos

DISCENTE : João Vítor Santos
DATA : 19/04/2024
LOCAL: Plataforma Meeet

TREINAMENTO RESISTIDO COMO PREVENÇÃO DE DESCONFORTOS MUSCULOESQUELÉTICOS EM FLAUTISTAS VISANDO MELHORA NA PERFORMANCE E QUALIDADE DE VIDA

exercício físico, qualidade de vida, saúde do músico

A performance musical pode ser influenciada com a qualidade de vida (QV) do musicista. A QV e seu estilo de vida (EV) são determinantes para a intercorrência de dores musculoesqueléticas e demasiados desconfortos físicos que atrapalham a performance e/ou estudos a ser exequível uma paralisação dessas atividades performáticas para o cuidado e tratamento das dores. Por esse pressuposto e considerando a carência de estudos que viabilizem propostas referentes às práticas de exercícios físicos (EF) no auxílio da preparação, do fortalecimento e da resistência muscular de músicos em geral, o presente estudo tem como objetivo analisar o efeito de um treinamento resistido na prevenção de desconfortos musculoesqueléticos em flautistas. Foram convidados estudantes de flauta do curso de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e estudantes do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, sendo subdivididos em dois grupos: intervenção (GI) e controle (GC), e distintos pela realização de EF duas vezes por semana e um dia de caminhada, por um período de 12 semanas. Para averiguação dos possíveis efeitos do treinamento, foram mensurados os parâmetros antropométricos: peso corporal, estatura e envergadura, alturas, comprimentos e diâmetros; realizado testes de flexibilidade (Banco de Wells), força e resistência de membros superiores e; respondido o questionário DASS-21. Os resultados pré- intervenção demonstraram semelhança entre os grupos estudados sendo possível a realização de comparações dos resultados após o período da intervenção.

Presidente - 2506557 - ALESSANDRO DE OLIVEIRA
Interno - 320091 - ANTONIO CARLOS GUIMARAES
Interno - 2362132 - ALVARO CESAR DE OLIVEIRA PENONI
Externo à Instituição - JOÃO GABRIEL MARQUES FONSECA - UFMG